Dicas

Entidades e profissionais do vinho criam iniciativa inédita para aumentar consumo da bebida

Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil, as entidades ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) e ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) se uniram a profissionais de diferentes áreas do mundo do vinho para criarem a Pró-Vinho, uma iniciativa interprofissional que vai desenvolver estratégias capazes de atrair novos consumidores e aumentar a frequência com que apreciadores esporádicos consomem a bebida.

A atuação da Pró-Vinho se dará de forma direta e democrática. Em reuniões mensais as entidades e especialistas envolvidos vão formatar ações e criar materiais destinados a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo.

É simples: qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma (www.provinho.org.br), acessar os materiais, baixar aqueles que mais interessam e colocá-los em prática. A plataforma também vai disponibilizar informações de mercado, notícias atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão divulgados e disponibilizados no site.

Atualmente, o Brasil ocupa a 17ª posição no ranking mundial de consumo de vinho, apesar de ser a sétima maior economia do mundo. No total, são consumidos 338 milhões de litros de vinho por ano no Brasil, dos quais 65% são rótulos nacionais e 35% importados (dados da Ideal Consulting e da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

No lançamento da Pró-Vinho, Adilson Carvalhal Júnior, presidente do conselho da ABBA, afirmou ser prematuro prever quanto o consumo pode crescer com o trabalho da Pró-Vinho, mas com a união dos elos da cadeia do vinho, “temos mais capacidade e potencial para fazer com que este mercado de fato comece a crescer”.

Marcio Milan, superintendente da ABRAS, chamou a atenção para a importância dos supermercados como um dos principais canais para divulgar o vinho. Diariamente, 27 milhões de pessoas entram nesses estabelecimentos, o que coloca as gôndolas como um espaço importante para a comercialização de vinhos.

Em seu discurso, Oscar Ló, presidente do IBRAVIN, destacou que, no passado, a indústria nacional já viu o vinho importado como concorrente direto, mas que os tempos mudaram. “Estamos todos juntos, buscando o objetivo único, que é o aumento de consumo”, afirmou Ló.

Percival Maricato, fundador da ABRASEL, definiu a Pró-Vinho como “um passo importante para a solução dos grandes problemas do vinho”. “Precisamos aproximar as pessoas do vinho. Nosso objetivo é ampliar a familiaridade com a bebida e o consumo entre os brasileiros, que bebem menos de dois litros de vinho por ano”, resume Marcio Marson, idealizador da iniciativa.

Quem forma a Pró-Vinho

Aliados à ABBA, à ABRAS, ao IBRAVIN e à ABRASEL estão alguns dos principais importadores, vinícolas, especialistas, consultores e jornalistas do setor, compondo o time que mensalmente se reunirá para desenvolver estratégias e campanhas para o segmento. 

As pessoas que integram o corpo diretivo da Pró-Vinho são: Adão Morellatto, sócio da International Consulting; Adilson Carvalhal Júnior, diretor da importadora Casa Flora e presidente do conselho da ABBA; Álvaro Cézar Galvão, autor do site Divino Guia; Ari Gorenstein, co-CEO da Evino; Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Carlos Paviani, diretor de relações institucionais do IBRAVIN; Davi Trevisan, representante comercial da ABRAS; Didu Russo, autor do Blog do Didu; Diego Bertolini, gerente de promoção do mercado interno e externo do IBRAVIN; Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor Brasil; Felipe Galtaroça, sócio da Ideal Consulting; Guilherme Velloso, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS/SP) e colaborador da revista ADEGA; João Batista, consultor empresarial; Jorge Lucki, colunista de vinho da Rádio CBN e do jornal Valor Econômico; José Osvaldo Albano do Amarante, diretor-técnico da Mistral Importadora; Lamberto Percussi, sócio da Vinheria Percussi, membro da ABRASEL e da ANR; Luciana Salton, diretora executiva da vinícola Salton; Marcio Milan, superintendente da ABRAS; Marcio Marson, diretor da MMarson Wine Consulting; Orlando Pinto Rodrigues Júnior, sócio-fundador da importadora Premium e membro do conselho da ABBA; Percival Maricato, fundador e diretor jurídico da ABRASEL; Ricardo Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa; René Ormazabal Moura, membro da Associação dos Produtores da Campanha; Rodrigo Lanari, fundador da WInext; Sergio Queiroz, sócio-diretor da Baco Multimidia; Solange Souza, autora do site Mesa Completa; e Suzana Barelli, editora de vinhos da revista Menu. Também atuando na Pró-Vinho está a CH2A Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa e divulgação da iniciativa.

FOTO: Guilherme Bessa

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.