Dicas

20 segredos escondidos sobre chocolate

Com a proximidade da Páscoa e a ajuda de Julien Boutonnet, MOF e chefe da EHL, listamos 20 segredos que você provavelmente não sabe sobre chocolate

O chocolate é mais do que um produto familiar: acessível e consumido em todo o mundo, hoje faz parte da nossa alimentação diária, mas há alguns séculos atrás, o “alimento dos deuses” era um produto muito luxuoso e singular. Com a aproximidade da Páscoa, a EHL (Ecole hôtelière de Lausanne), Univesidade de Hospitalidade líder na Suíça e pioneira em proporcionar a melhor formação no setor hoteleiro, convidou Julien Boutonnet, MOF e Chefe da EHL, para listar 20 segredos dos quais você provavelmente ainda não ouvir falar sobre o chocolate, desde sua origem até os seus principais benefícios para a saúde.

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, ele foram pioneiros na adição de leite na fabricação dos produtos em 1875 e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos hoje. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo. Dessa forma, a EHL faz questão de desvendar mais sobre essa delícia do nosso dia a dia.

  1. cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas os 2/3 da produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim na África.
  1. Chocolate foi consumido pela primeira vez como uma bebida pelos maias e os astecas durante seus rituais. Então, quando chegou a Europa no século 16, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.
  1. A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.
  1. Os grãos de cacau devem ser fermentados para deixar os sabores sendo desenvolvidos. Então, os grãos são secos e torrados. A casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate: a massa de cacau.
  1. Uma barra de chocolate de 100g contém aproximadamente 80 grãos de cacau!
  1. O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis ​​benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.
  1. O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.
  1. A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não diferenciam um chocolate excelente de um bom.
  1. Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes.
  1. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade!
  1. Um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.
  1. Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas muito mais produtos combinam bem com chocolate: você já experimentou uma barra de chocolate quente?
  1. A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.
  1. O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.
  1. Apenas algumas horas são necessárias para transformar o chocolate no produto acabado que será vendido na loja. Em seguida, a barra pode ser armazenada por algumas semanas.
  1. A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.
  1. Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?
  1. Os maiores consumidores de cacau do mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica, com até 11 kg de chocolate por ano e per capita.
  1. O chocolate ocupa um lugar importante no comércio global: três milhões de toneladas de cacau são trocadas a cada ano.
  1. O best-seller da EHL é incontestavelmente a barra de chocolate com leite e avelã! Isso pode estar relacionado à nossa situação geográfica, em Lausanne na Suíça.

Sobre o Grupo EHL

O Grupo EHL engloba um portfólio de unidades de negócios especializadas que oferecem educação e inovação em gerenciamento de hospitalidade em todo o mundo. Localizada em Lausanne, na Suíça, o grupo inclui:

Ecole hôtelière de Lausanne (EHL):  é uma Instituição embaixadora da hospitalidade suíça tradicional e é pioneira na educação de hospitalidade desde 1893, com mais de 25.000 ex-alunos em todo o mundo. A EHL é uma universidade líder que fornece uma gama de soluções de aprendizado on-campus e on-line, incluindo programas de graduação, pós-graduação e certificado para estudantes talentosos de 119 países diferentes.

Swiss School of Tourism and Hospitality (SSTH):  tem sido uma das principais escolas de gerenciamento de hospitalidade para especialistas em hotéis por 50 anos. O SSTH oferece treinamento profissional credenciado pela Suíça e educação em seu recém-renovado spa-hotel do século 19 em Passugg, Graubünden, para estudantes suíços e internacionais de 20 países.

EHL Advisory Services :  é uma empresa de consultoria e treinamento executivo em hotelaria, atuante em mais de 30 países, que apoia o desenvolvimento da indústria hoteleira.

www.ehl.edu

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.