Dicas

Estética do cinema é destaque na programação da Casa Guilherme de Almeida

Contextos distópicos, estética da produção de Kleber Mendonça Filho e a boemia da noite paulistana são pontos de partida das atividades virtuais. Toda a programação é gratuita

A Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, integrantes da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, mantêm a programação de cursos e palestras on-line em agosto. André Graciotti, Alexandre Matias, Donny Correia e Lufe Steffen são os especialistas à frente da coordenação das atividades.

O curso O fim do futuro ocorrerá às segundas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, com links do YouTube da Casa Guilherme de Almeida (http://www.youtube.com/c/CasaGuilhermedeAlmeida) enviados até as 19h para as pessoas inscritas. O último encontro será ao vivo, às 19h, via Google Meet. A partir dos anos 1980, a ficção científica determinou a chegada do fim do futuro. O gênero passou a abordar questões como a compulsão tecnocientífica, cataclismo ecológico, realidade virtual, ultracapitalismo e rebeldia política para identificar um futuro distópico que parecia a etapa final da humanidade.

Filmes como Blade Runner, Akira, 12 macacos, Matrix, Wall-E, A.I., Exterminador do futuro e Gattaca estabeleceram que o futuro seria opressor e pessimista. As características comuns a essas produções, entre outras, serão objetos de análise do curso, o qual apontará como elas contribuíram para uma ideia pessimista de futuro. A inscrição deve ser feita por este link: http://bit.ly/2CnOqfd. Alexandre Matias, curador de projetos audiovisuais e jornalista à frente do site Trabalho Sujo, e André Graciotti, diretor de arte e especialista em Comunicação, Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG, ministram as aulas virtuais.

As pessoas que participarem de Kleber Mendonça em foco entrarão em contato mais profundo com a produção do cineasta e como ele desmistifica o Nordeste por meio de uma estética mística folclórica nacional que resgata diversos símbolos da cultura dessa região. As aulas ocorrem às sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto, e 4 de setembro, das 19h às 21h. A inscrição fica aberta por aqui: http://bit.ly/394kAIP.

No curso, será analisada a estética da produção de Kleber Mendonça Filho, desde curtas como Eletrodoméstica (2005) e Recife frio (2009), até seus longas O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e o mais recente, Bacurau (2019). Também fará parte das aulas o olhar afinado do diretor com a tradição do cinema feito no Recife, já nos anos 1920, e com a aridez dos trabalhos de diretores como Glauber Rocha, Carlos Diegues e Nelson Pereira dos Santos. A formação será ministrada por Donny Correia, doutor e mestre em Estética e História da Arte pela USP, membro da ABRACCINE, professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como FMU e Sesc, além de livros publicados, entre eles, Cinematographos de Guilherme de Almeida – Antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – Comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).

Pela palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada, o museu Casa Mário de Andrade exibe o curta-metragem “Arlequinal”, produzido e dirigido pelo cineasta Lufe Steffen, no sábado, 15 de agosto, das 16h30 às 18h. O ator Eduardo Gomes interpreta poemas do livro Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, em cenas que mostram a boemia da noite paulistana, com foco no centro da cidade. Para participar, é necessário se inscrever neste link: http://bit.ly/2DF9luJ .

Antes da sessão on-line de “Arlequinal”, o público participa de uma conversa com o diretor do curta. Cineasta e jornalista, Lufe Steffen dirigiu diferentes produções audiovisuais, como o curta-metragem “Rasgue minha roupa” (2002), os documentários “São Paulo em Hi-Fi” (2013) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), este que também o inspirou a produzir o “Arlequinal”.


Toda programação pode ser conferida em http://poiesis.org.br/maiscultura .

SERVIÇO:

Casa Guilherme de Almeida

Cursos

O fim do futuro
Com Alexandre Matias e André Graciotti
Segundas-feiras – dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, às 19h
Três primeiras aulas pelo YouTube do museu (http://www.youtube.com/c/CasaGuilhermedeAlmeida); Última aula via Google Meet.
400 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 2/08: http://bit.ly/2CnOqfd

Kleber Mendonça em foco
Com Donny Correia
Sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto, e 4 de setembro, das 19 às 21h
Via Google Meet
200 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 19/08: http://bit.ly/394kAIP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.