Diageo celebra Dia Nacional da Cachaça

Embaixador da companhia compartilha dicas de 3 receitas que vão desde a tradicional caipirinha e até inovações como Tonic 5 e Old Fashioned de cachaça com malte

São Paulo, 11 de setembro de 2020 – A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária da marca de cachaça Ypióca, celebra o Dia Nacional da Cachaça com três receitas especiais, neste 13 de setembro. Primeiro destilado da América Latina, mais antigo que o rum caribenho e a tequila mexicana, a bebida nasceu praticamente com o Brasil, há cerca de 500 anos em um engenho desconhecido do litoral do país.

“A cachaça é uma bebida muito versátil e pode ser consumida de diversas formas, pura, fria, quente ou em coquetéis, muito além da tradicional caipirinha”, afirma Paula Costa, vice-presidente de Marketing da Diageo. “É um orgulho termos em nosso portfólio a icônica Ypióca, marca de cachaça mais antiga do Brasil, que conta com mais de 170 anos de história e que desperta paixão em seus consumidores”, completa. Recentemente, Ypióca foi listada entre as 25 marcas brasileiras mais valiosas da edição 2020 do ranking BrandZ.

João Morandi, embaixador de cachaça da Diageo, ensina três receitas que harmonizam com queijos, aperitivos, carnes e até frutos do mar, que podem ser apreciadas em casa durante happy hours. “A cachaça pode ser base para a tradicional Caipirinha, paixão brasileira levada para os melhores pubs e bares do mundo. Mas ela vai muito além, o Tonic 5 é um drink delicioso e refrescante perfeito para os amantes dos drinks com tônica. Já o Old Fashioned é feito com uma exclusiva combinação de cachaça com malte que surpreende e conquista”, destaca.

Em momentos de celebração, mesmo em casa, é sempre importante relembrar da importância do consumo responsável. “Algumas dicas são: comer e ingerir água antes de beber e enquanto estivermos consumindo bebida alcoólica”, reforça Morandi. “Também vale lembrar que, independentemente do tipo de bebida ingerida, seja cachaça, vinho ou cerveja, o efeito no organismo é determinado pela quantidade ingerida, e não pelo tipo de bebida. Álcool é sempre álcool.”

Confira as receitas:

Caipirinha Dourada Reserva Carvalho

Ypióca Reserva Carvalho é a seleção de cachaças das melhores safras, envelhecidas por um ano em barris de carvalho, o que torna essa cachaça suave e complexa em seu sabor e aroma. Ideal para ser saboreada em doses ou para trazer suavidade para a sua caipirinha dourada.

Ingredientes

● 50ml de Ypióca Reserva Carvalho
● 1/2 limão siciliano
● 2 colheres de chá de mel
● Gelo a gosto
● Copo baixo caipirinha

Modo de preparo

● Cortar o limão ao meio e em seguida cortar uma das metades em gomos
● Levar ao copo, adicionar o mel e macerar delicadamente
● Adicionar o gelo e a medida da cachaça Ypióca Reserva Carvalho
● Opcional: levar à coqueteleira para homogeneizar o coquetel
● Servir com mexedor

Graduação alcoólica: 6,33% (300ml)

Old Fashioned 160

Ypióca 160, edição comemorativa dos 160 anos da marca, é o whisky das cachaças, uma exclusiva combinação de cachaça com malte que surpreende e conquista. Ideal para ser consumida pura, bem gelada ou em drinks como o Old Fashioned

Ingredientes

● 50ml de Ypióca 160
● 1 ½ colheres de chá de açúcar
● 3 lances de angostura
● Gelo a gosto
● Casca de laranja
● Copo de whisky

Modo de preparo

● Adiciona o açúcar e angostura no copo
● Dilua os dois ingredientes com um pouco de Ypióca 160
● Adicione os 50ml de Ypióca 160
● Adicione o gelo e mexa
● Decore com uma lasca de casca de laranja

Graduação alcoólica: 10,5% (200ml)

Tonic 5

Drink delicioso e refrescante feito com Ypióca Cinco Chaves perfeito para os amantes dos drinks com tônica. Ypióca Cinco Chaves é uma experiência única de aroma, um blend de cachaças raras envelhecidas em barris de carvalho com tampas de amburana e armazenadas em tonéis de castanheira por mais de 20 anos. Sua complexidade a torna uma cachaça rara e inconfundível.

Ingredientes

● 50ml de Ypióca Cinco Chaves
● 150ml de água tônica
● Palito de cana de açúcar
● Limão siciliano
● Gelo a gosto
● Copo alto

Modo de preparo

● Esprema um 1/4 de limão siciliano
● Adicione a medida de Ypióca Cinco Chaves e o gelo
● Complete com a água tônica,
● Finalize decorando com uma rodela de limão siciliano e o palito da cana de açúcar

Graduação alcoólica: 6,5% (300ml)

Deixe uma resposta