Pamplona Alimentos apoia Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Dicas

Instituição garante o acesso de crianças ao mundo da cultura por meio da arte-educação. Essa é a única filial de uma das mais tradicionais companhias de balé e ópera do mundo

São Paulo, setembro de 2020 – A Pamplona Alimentos, reconhecida marca com 72 anos de atuação no mercado brasileiro, tem entre seus pilares institucionais o incentivo a causas sociais em prol da comunidade, sempre em busca de contribuir com a melhoria das condições de vida das pessoas. Diante dessa premissa, um dos projetos que a empresa apoia é a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que garante o acesso de crianças ao mundo da cultura por meio da arte-educação.

A iniciativa visa proporcionar a formação de artistas, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, na qual busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento, além de dança contemporânea e disciplinas complementares. Para tudo isso acontecer, a instituição concede 100% de bolsas de estudo e benefícios. Instalada em Joinville (SC), conta atualmente com 250 alunos vindos de 22 estados brasileiros e dois países.

“Mais do que formar bailarinos, nós buscamos promover o resgate e a inclusão social de crianças e jovens, ampliando seus horizontes. Por isso, para manter toda essa estrutura e garantir os recursos necessários para a realização das atividades, contamos com empresas e pessoas físicas que acreditam no poder transformador da arte, como é o caso da Pamplona”, explica Célia Campos, Diretora Administrativa da Escola Bolshoi.

Para a fabricante, o apoio faz parte de um projeto social estruturado dentro de seus pilares institucionais. Com isso, pretendem colaborar cada vez mais para que as pessoas tenham novas oportunidades a partir de ações como essa.

A arte não pode parar – apresentações online

Em busca de respeitar as políticas de distanciamento social, assim como se adaptar a esse momento, a companhia apostou na tecnologia e encontrou uma forma de levar arte até a casa das pessoas nesse período de quarentena. Pelo canal Escola Bolshoi Brasil, no Youtube, é possível assistir alguns espetáculos do “Balé de Casa”. Além disso, ainda na plataforma, a instituição estreou a apresentação de balé 432, criado e inspirado durante a pandemia. Nessa versão, as coreografias apresentadas são pensadas a partir do tempo atual, refletindo questões vividas pela sociedade nesse período: angústia, medo, incertezas, reinvenção e vida.

No dia 24 de setembro, a Escola fará uma apresentação ao vivo denominada Gala Especial, que será transmitida pelo canal do Youtube. Para assistir, bastar acessar o link: youtube.com/EscolaBolshoiBrasil.

Como tudo acontece na Escola do Teatro Bolshoi

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi. Conta com 27 professores e pianistas, sendo 4 professores russos.

Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Além disso, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição. Já atingiu um índice de 120 candidatos por vaga.

Deixe uma resposta