Primavera: conheça os alimentos da estação e seus benefícios

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Nutricionista da Dietbox lista opções que são ricas em fibras, vitaminas e nutrientes e auxiliam na saúde do organismo e na prevenção de diversos males

Conhecida como a estação das flores e das cores, a primavera também traz uma variedade de alimentos saudáveis e saborosos para complementar uma dieta equilibrada. Segundo Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, determinadas frutas, verduras e legumes da época podem ser encontrados mais frescos que em outros períodos do ano. “Pela produção em alta escala, justamente por serem da estação, a tendência é encontra-los na forma mais natural, com quantidades menores de agrotóxicos e, consequentemente, com preços mais baixos”, observa a profissional.

Alguns alimentos podem ser encontrados mais facilmente em determinadas regiões, como por exemplo, o caju, no Norte e Nordeste; e o brócolis, mais presente no Sul e Sudeste. Mas, Júlia ressalta que não faltam opções para todos os cantos do país, que podem ser consumidas in natura ou compor receitas frescas e saudáveis.

A especialista explica que alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura, batata doce e acerola, predominantes no período da primavera, são ricos em betacaroteno. “Essa substância é fonte de vitamina A, que contribuiu para manutenção da imunidade e da pele, além de ser um importante protetor contra doenças cardíacas”, afirma.

“Os vegetais verdes, como o agrião, são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam na regulação do metabolismo, e alguns minerais, como magnésio, cálcio e ferro. A beterraba possui concentração de vitaminas A, B, C e diversos minerais, como ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. Esse alimento atua na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos. Já o coco é rico em potássio, substância importante para a saúde do sistema cardiovascular”, completa Júlia sobre outro grupo de alimentos característicos da estação.

Abaixo, a nutricionista da Dietbox compartilha uma lista com os “alimentos da primavera”. No geral, essas opções são ricas em fibras, vitaminas e nutrientes que, aliadas a uma alimentação equilibrada, auxiliam na saúde do organismo e na prevenção de diversos males, como colesterol alto e diabetes. Confira:

FRUTAS:
– Abacate
– Acerola
– Ameixa
– Amora
– Banana
– Caju
– Coco verde
– Cupuaçu
– Jabuticaba
– Laranja lima

HORTALIÇAS:
– Abóbora paulista
– Abobrinha italiana
– Agrião
– Alcachofra
– Alface
– Alho
– Batata inglesa
– Batata doce
– Beterraba
– Cará
– Cebola
– Cenoura

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