Levantamento feito pela Takasago mostra as tendências para o mercado de confeitos
Saboroso e divertido. Pode até parecer um clichê para descrever o “universo infantil”, porém, é algo literal, comprovado por pesquisa, quando o assunto é “o que as crianças mais gostam em termos de sabor e experiência”.
A Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez um levantamento recente sobre os hábitos de consumo em diversas categorias de produtos para os pequenos. E constatou, entre outras coisas, que em confeitos, no geral, 67% das crianças preferem o sabor de “morango”, 40% de “frutas vermelhas” e 20% “melancia”. Entre as experiências prediletas estão: 27% “pinta a língua”, 20% “sabor surpresa” e 20% “acidez”.
A pesquisa foi feita com crianças entre 5 e12 anos, para os clientes da Takasago a partir de um questionário on-line. Com os dados, a empresa explora o que as crianças gostam de consumir e, assim, direciona o desenvolvimento de novos produtos para seus clientes. “Quando falamos sobre crianças, estamos falando de uma nova geração de escolhas, atitudes, desejos e saberes. São curiosas e digitais, pois já nasceram em um mundo totalmente conectado. São mais realistas e práticas, pensam de forma mais lógica, mas são um pouco impacientes, porque querem descobrir o mundo o mais rápido possível! E, para estarmos conectados com essas novas gerações, é importante escutar e entender o que elas precisam. Podemos trabalhar com novas ideias e conceitos para essa geração que, desde muito novo, já sabe o que quer”, comenta Rafaela Bedone, Head de Marketing da Takasago para divisão de aromas.
Além disso, a Takasago conta com a tecnologia dos INTENSATES® Flavor Modulators, que utiliza moléculas específicas na composição dos aromas para melhorar o sabor de alimentos e bebidas e provocar sensações. As moléculas atuam diretamente na percepção sensorial e são capazes de realçar o sabor dos alimentos entregando um sabor completo e agradável para o consumidor final, sendo útil, principalmente, para as crianças, que gostam de experiências diferentes. Essa tecnologia pode ser utilizada em todas as categorias de alimentos e bebidas, para causar sensações, como gelado, quente etc., além disso, pode ser utilizada também em formulações que tiveram alguma redução de ingrediente (açúcar, sal ou gordura) ou se precisar mascarar sabores indesejados (soja, edulcorante, amargor etc.) .
Confira a pesquisa completa:
Preferências Confeitos:
Sabor:
67% Morango
40% Frutas Vermelhas
20% Melancia
Sensação
27% Pinta a língua
20% Sabor Surpresa
20% Acidez
Preferências Biscoitos:
Sabor:
73% Chocolate
Sensação:
27% Pedaços Crocantes
33% Sabor Surpresa
Preferências Bolos:
Sabor:
60% Chocolate
20% Frutas Vermelhas
13% Algodão Doce
Sensação:
20% Pedaços Crocantes
20% Camadas
Preferências Iogurtes
Sabor:
38% Morango
13% Chocolate
27% Frutas Amarelas
Sensação:
27% Sabor Surpresa
38% Pinta a língua
Preferências Sorvetes, Sobremesas Lácteas e UHT
Sabor:
25% Chocolate
20% Doce de leite
19% Algodão Doce
Sensação:
40% Esfriamento
31% Pinta a língua
25% Sabor Surpresa