Especial Frutas de Natal: veja seleção de preparos refrescantes por Receitas Nestlé

Receitas

Ameixa, cereja, figo, romã, uva… Há algumas frutas que são características do período natalino e não há quem negue! Para trazer opções incríveis de sabores clássicos do Natal, o portal de Receitas Nestlé selecionou alguns preparos simples e saborosos para seus consumidores com essas frutas icônicas e amadas do período. Confira:

Torta Guirlanda de Figo e Creme de Nozes


INGREDIENTES

Massa:
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
5 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
meia colher (sopa) de canela em pó
meia lata de NESTLÉ® Creme de Leite

Recheio:
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
1 colher (sopa) de amido de milho
2 gemas
1 xícara (chá) de nozes trituradas
meia lata de NESTLÉ® Creme de Leite

Cobertura:
2 caixas de figos frescos cortados em 4 (cerca de 600 g)

MODO DE PREPARO

Massa:
Em um recipiente coloque a farinha de trigo, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o açúcar, a gema, a canela em pó e o Creme de Leite NESTLÉ. Misture com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Com o auxilio de um rolo, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25 cm de diâmetro). Fure o fundo com um garfo e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio:
Em uma panela misture o Leite MOÇA, o Leite NINHO, com o amido de milho dissolvido, e as gemas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre , até ferver e engrossar (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, acrescente as nozes e espere esfriar. Junte o Creme de Leite NESTLÉe leve para gelar por cerca de 1 hora.

Montagem:
Sobre a massa já fria coloque o recheio gelado e sobre ele coloque os figos, com a parte interna voltada para cima, cobrindo toda a torta, como uma guirlanda. Leve para gelar até o momento de servir.

DICAS:
– Se desejar decore com açúcar de confeiteiro, polvilhando sobre os figos.
– Para que a massa se mantenha perfeita ao assar, dando bonito acabamento à torta, forre-a com papel-manteiga ou papel-alumínio, preencha com grãos de feijão crus e leve para assar conforme solicitado na receita. Retire do forno, retire o papel e os feijões e deixe a massa esfriar antes de usa-la. Você pode utilizar esta técnica para qualquer torta, doce ou salgada, que peça para pré-assar massa.

Mini Tortinha de Moça de Colher com Cerejas


INGREDIENTES

1 lata de Moça® De Colher
2 colheres (sopa) de Cacau em Pó NESTLÉ DOIS FRADES
30 mini tortinhas prontas
2 colheres (sopa) de calda de cereja
30 cerejas para decorar
raspas de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo

MODO DE PREPARO

Divida o MOÇA de Colher em duas partes iguais. Em um recipiente, coloque metade do MOÇA de Colher, o Cacau DOIS FRADES e misture até fica homogêneo. Em outro recipiente, misture a outra metade do MOÇA de Colher com a calda da cereja até ficar homogêneo. Recheie as mini tortinhas e finalize com as cerejas e as raspas de Chocolate NESTLÉ CLASSIC. Sirva.

Pavê de Ameixa e Coco

INGREDIENTES


1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 medida (da lata) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
2 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
1 lata de ameixa preta em calda
meia xícara (chá) de rum (opcional)
meio pacote de biscoito tipo champagne
1 pacote de coco seco ralado

MODO DE PREPARO

Em uma panela, misture o Leite MOÇA, o Leite NINHO, as gemas, o amido de milho, a essência de baunilha e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo, junte o NESTLÉ Creme de Leite e deixe esfriar.
Abra a lata de ameixas, reserve algumas para a decoração e pique o restante.
Misture a calda de ameixa (cerca de 1 e meia xícara (chá)) com o rum e umedeça os biscoitos.
Forre o fundo de uma forma retangular (20 cm x 30 cm) com parte dos biscoitos, despeje parte do creme reservado, a ameixa picada e coco ralado. Repita as camadas nesta ordem, até terminar.
Decore com as ameixas reservadas e leve para gelar por cerca de 3 horas.
Sirva a seguir.

DICAS:
– Substitua a ameixa pela mesma quantidade de pêssegos ou abacaxi.
– Para reidratar o coco, regue-o com uma xícara (chá) de água morna, antes de adicioná-lo ao pavê.
– Se desejar, substitua o coco seco ralado por 1 e meia xícara (chá) de coco fresco ralado.

Charlote de Damasco e Figo


INGREDIENTES

Cobertura:
100 g de damascos
2 colheres (sopa) de açúcar

Charlote:
24 biscoito tipo champanhe
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de damascos secos (cerca de 150g)
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
6 figos frescos descascados e fatiados (cerca de 300g)

MODO DE PREPARO

Cobertura:
Em uma panela, coloque os damascos e o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 minutos, para amolecer e hidratar. Retire do fogo, espere amornar e bata tudo no liquidificador até obter um purê homogêneo. Reserve.

Charlote:
Corte uma das extremidades de cada um dos biscoitos (para que fiquem retas) deixando-os com cerca de 8 cm. Distribua os biscoitos em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) forrando toda a lateral, posicionando-os com a parte cortada voltada para a base da forma. Reserve.

Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.

Em um recipiente misture os damascos com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por 2 minutos, para hidratá-los. Escorra a água, espere amornar, coloque-os em um liquidificador, junte o Leite MOÇA, o Leite NINHO e bata bem.

Em um recipiente dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Junte à mistura do liquidificador e bata mais um pouco, até ficar homogêneo.

Transfira para um recipiente grande e adicione aos poucos o merengue reservado, misturando delicadamente até incorporar tudo. Despeje cuidadosamente na forma reservada, distribua os figos e espalhe a cobertura reservada.

Leve à geladeira por cerca de 4 horas, para firmar. Retire, desenforme sobre um prato, decore com um laço e leve à mesa para servir.

Torta Guirlanda de Uvas


INGREDIENTES

Marzipan:
150 g de amêndoas sem pele
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g

Recheio:
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
1 colher (sopa) de licor de amêndoas
meia colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
1 cacho pequeno de uva Itália
1 cacho pequeno de uva rubi
1 colher (sopa) de açúcar
meia colher (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO

Marzipan:
Em um liquidificador, bata as amêndoas até obter uma farofa. Misture as amêndoas, o açúcar e três colheres (sopa) de Leite MOÇA até obter uma massa homogênea. Embrulhe-a em um filme plástico e deixe-a na geladeira por cerca de 30 minutos. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível (24,5 cm de diâmetro) pressionando a massa com as pontas dos dedos. Reserve.

Recheio:
Em uma panela, coloque o restante do Leite MOÇA, o amido de milho diluído no Leite NINHO e o licor de amêndoa e leve ao fogo baixo mexendo até obter um creme grosso. Despeje o creme sobre a massa de marzipã e reserve. Corte as uvas e tire as sementes, arrume-as sobre a torta. Bata no liquidificador cerca de 20 uvas, coe, misture com o suco de limão e o açúcar. Reserve. Junte meia xícara (chá) de água à gelatina e leve ao fogo em banho – maria até dissolver. Misture – a ao suco de uva e espere esfriar até que a gelatina esteja com a consistência parecida com uma geleia. Coloque-a sobre a torta e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Água Aromatizada de Capim-santo, Abacaxi e Sementes de Romã

INGREDIENTES

2 fatias de abacaxi em pedaços
3 folhas de capim-santo
1 colher (sopa) de sementes de romã
1 garrafa de Água Mineral Nestlé Pureza Vital bem gelada (1,5 litros)

MODO DE PREPARO
Em uma jarra de servir arrume o abacaxi, o capim santo e as sementes de romã e acrescente delicadamente a Água PUREZA VITAL. Deixe em geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.