Com mais de 35 chefs regionais, 47 estações de assados e “Copa de Assadores Ancestrais de Mato Grosso do Sul – Meat Master”, o Festival Internacional da Carne espera atrair turistas e contribuir com a movimentação econômica regional em três dias de evento, de 15 a 17 de setembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
O evento, que antes era conhecido apenas por Festival da Carne de Mato Grosso do Sul, expandiu suas fronteiras e conta, pela primeira vez, com assadores e chefs internacionais em sua programação. Também em 2023, o Festival conquista a parceria da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), entidade ruralista mais longeva do estado e que promove a Expogrande, já em sua 83ª edição.
De acordo com a produtora e idealizadora do Festival Internacional das Carnes, Márcia Marinho, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas compareçam no Parque de Exposições.
“O caráter do evento mudou, foi expandido, tanto é que o tema escolhido para esse ano foi ‘Do pasto ao prato’. A gastronomia segue como protagonista, mas abre espaço para a conversa de negócios, para falar sobre cadeia produtiva, economia e muito mais. Esperamos atrair turistas da nossa fronteira, do nosso MS, e consolidar nosso Estado como o produtor da carne com mais qualidade do país”, detalha a produtora.
Para Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul, é uma grande alegria somar esforços para tornar ainda maior, e melhor, o Festival. “Institucionalmente a Acrissul traz em sua bagagem uma larga experiência em eventos de grande porte. Com o Festival Internacional das Carnes, queremos mostrar como a nossa carne é produzida, quais são as diferenças das marcas que estão colocadas no mercado, e muito mais. Teremos também shows musicais, para as pessoas poderem confraternizar, além de palestras técnicas voltadas para os profissionais presentes”, adianta Guilherme.
Festival Internacional da Carne (divulgação) Festival Internacional da Carne (divulgação) |
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o turismo gastronômico em Mato Grosso do Sul vem se consolidando, e o Festival se apresenta como grande exemplo desta consolidação.
“O turismo gastronômico já não é mais um potencial, é uma realidade em Mato Grosso do Sul, não é à toa que a gente vem trabalhando já há alguns anos com a gastronomia como diferencial competitivo, especialmente na região do Pantanal, e ter eventos como o Festival Internacional das Carnes, agora com uma nova modelagem, que pode atrair fluxos, a princípio, do interior do Estado, e reforçar nosso posicionamento como destino de gastronomia, é muito importante”, afirma ele.
Festival Internacional da Carne (divulgação) |
Gastronomia em foco: experiência com pratos a R$ 15 Na praça de alimentação do evento as porções servidas para o público serão de 100 gramas, sendo vendidas a R$ 15. A intenção com essa mudança é incentivar o consumo das mais variadas produções regionais. Para o diretor-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul, João Francisco Fornari Denardi, o Festival, ao tornar o churrasco como protagonista do Estado, acerta imensamente. “A tradição do churrasco está presente no dia a dia dos sul-mato-grossenses e o Festival Internacional da Carne vem para reverenciar esse costume que exportamos até para outros países. A Abrasel MS atua no fomento da gastronomia e no desenvolvimento do setor de bares e restaurantes, e, por meio do Festival, quer fortalecer ainda mais nossa economia”, diz.
Festival Internacional da Carne (divulgação) |
Nomes de chefs e assadores nacionais como Paula Labaki, Lígia Karawasa, Rafael Gomes, Mario Portella, Talita Machado, Edvaldo Caribe, Luis Vilela, Paulo Machado, Rodrigo BBQ Bueno e Panhoca estão confirmados. Serviço – Acompanhe mais notícias sobre o Festival Internacional da Carne pelo @festivaldacarneinternacional . O Parque de Exposições Laucídio Coelho está localizado em Campo Grande (MS), na R. Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho.
Festival Internacional da Carne (divulgação) |
Festival Internacional da Carne (divulgação) |