Largada da 73ª Regata Santos-Rio tem Esquadrilha da Fumaça e Navio Cisne Branco

Dicas Guaruja

Esquadrilha da Fumaça apresentará acrobacias na abertura do evento

A 73ª Regata Santos-Rio será realizada no dia 27 de outubro, a partir das 9h30, com saída do Iate Clube, em Guarujá. Neste ano, a largada será abrilhantada pelo glamour do Navio Veleiro Cisne Branco, o mais emblemático da Marinha do Brasil. Pouco antes de meio-dia, aviões da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionarão um espetáculo à parte. A competição tem apoio da Prefeitura de Guarujá.

Após a saída do Iate Clube, haverá o desfile em frente ao Deck do Pescador, na Ponta da Praia, às 10h15, apresentação de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça e largada oficial às 12 horas, na Baía de Santos. A prova ratifica a parceria dos Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ) com a Marinha do Brasil, além de promover a confraternização entre velejadores de oceano de todo o País.

O percurso, repleto de desafios devido às variações climáticas que expõem as tripulações ao vento e à maré, tem cerca de 200 milhas (360 quilômetros). As dimensões do navio revelam sua imponência: comprimento – 76 metros (249 pés), boca (largura) – 10,5 metros (34,5 pés), mastro central: 46,4 metros (152 pés). O Cisne Branco possui três mastros que sustentam 32 velas.

O comandante da embarcação, capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário, destaca a missão básica do Cisne Branco. “Nosso objetivo é constituir expressão concreta e visível da cultura e tradições navais brasileiras e contribuir para o chamamento a todos os segmentos de nossa sociedade para a compreensão do valor da Marinha para os destinos do Brasil como nação livre, soberana, culta e justa”. 

73ª Regata

A Santos-Rio será aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.

Para cumprir a missão deste ano, além da 73ª Santos-Rio, o Cisne Branco visitou 18 portos e localidades em 13 estados do País, participando dos principais eventos náuticos de 2023 como, The Ocean Race, em sua única parada na América Latina em Itajaí, em Santa Catarina, a 50° Semana Internacional de Vela de Ilhabela e a 34° Regata Recife–Fernando de Noronha (Refeno).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no Iate Clube pelo telefone (13) 3348-4112, e-mail nautica@icsantos.com.br , site http://icsantos.com.br  e no Iate Clube do Rio de Janeiro pelo telefone (21) 3223-7214, e-mail vela@icrj.com.br e site https://www.icrj.com.br.

História

O Cisne Branco foi construído em Amsterdã, Holanda, pelo Estaleiro Damen, lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999, e entregue à Marinha em 2000, em Lisboa, às margens do Rio Tejo. O navio veleiro de grande porte é um “Tall Ship”. Sua guarnição é composta por 52 militares, sendo nove oficiais, e ainda há capacidade para 30 tripulantes em treinamento.   

FOTOS: Diego Marchi

Deixe uma resposta