Ingressos: goo.gl/DtEVqA
Quando: Quinta, 1º de fevereiro
Horários:
Abertura da Casa – 21h
Show – 22h30
Bilheteria – todos os dias, das 12h às 20h (no dia do show, até às 21h)
Local: Casa Natura Musical
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros
Classificação etária: 12 anos
Na quinta, 1o de fevereiro, às 22h30, na Casa Natura Musical, o bloco do Sargento Pimenta faz grande festa, como parte da programação de pré-Carnaval da Casa Natura Musical, aberta em grande estilo por Desbunde Geral com Johnny Hooker (sábado, 13 de janeiro ), que já teve shows como Samba de Rainha (na tarde do domingo, 14) e Spok Frevo e Antonio Nóbrega (terça, 16), e que segue com Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (terça, 23) e Beth Carvalho (sábado, 3 de fevereiro) e uma série de outros ensaios especiais i ndoor de grandes blocos, como Francisco, El Hombre e Calor da Rua (quarta, 24 de janeiro), Confraria do Pasmado e Baixo Augusta (sábado, 27) e Tarado Ni Você (sexta, 2 de fevereiro).
Eram garotos que amavam os Beatles. E o carnaval. Uma pergunta veio à cabeça: por que não inserir a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba? Foi com esse objetivo que 13 amigos se reuniram e, em 2010, criaram o Bloco do Sargento Pimenta. O grupo, que se apresentou inclusive no Cavern Club, lendário clube inglês onde John, Paul, Ringo e George começaram a carreira, faz cerca de 50 shows por ano. Em 2017, no Rio de Janeiro, a homenagem pelos 50 anos do disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” norteou o desfile e levou 500 mil pessoas ao Aterro do Flamengo – um número que faz do Sargento Pimenta o segundo maior bloco do Carnaval carioca. E da efeméride veio o disco: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” na roupagem dos “Pimentas”, lançado pela Sony Music em dezembro de 2017.
No primeiro desfile, em 2011, cinco mil pessoas se espremeram pelas ruas estreitas do bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, para acompanhar o trio elétrico. Neste Carnaval, o Sargento Pimenta foi aclamado como o melhor bloco do ano pelo voto popular, em concurso promovido pelo jornal O Globo. No ano seguinte, com mais espaço, 60 mil foliões ocuparam o Aterro do Flamengo dispostos a curtir ao som dos Pimentas, como carinhosamente são conhecidos os componentes do bloco. Em 2013, o público foi ainda maior: 100 mil pessoas – e mais um título de melhor bloco no mesmo concurso de O Globo.
Com o número sempre subindo, 125 mil pessoas acompanharam o bloco no Carnaval de 2014. O slogan “HELP! I Need Sambare!” ditou o tema de 2015, com repertório especial em homenagem aos 50 anos de lançamento do álbum HELP!, e o Aterro do Flamengo recebeu 180 mil pessoas. A mesma quantidade de pessoas acompanhou o bloco em 2016, quando a psicodelia contida em “Lucy In The Sky With Diamonds” ditou o clima do desfile, que teve como slogan “Picture Your SELFIE”, em alusão à primeira frase da canção do quarteto de Liverpool. Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria.
No começo eram nove amigos que não tinham relação profissional com a música – engenheiros, advogados, médicos, publicitários e jornalistas – mas com muita vontade de colocar a mão na massa. Convocaram então outros quatro, músicos, que tiveram a incumbência de cuidar dos arranjos e da direção musical. Mais amigos foram chegando e, logo, estavam mergulhados nos ensaios semanais, formando a bateria do bloco. Estava dada a largada para a estreia de sucesso no Carnaval carioca.
Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das melodias, o repertório inclui as cirandas “All You Need Is Love” e “Hey Jude”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o samba “I Want To Hold Your Hand”, a quadrilha “Here Comes The Sun”, o maracatu “Come Together”, o xote “Love Me Do”, o funk “Ticket To Ride” e o afoxé “Twist And Shout”, entre outros hits.
O bloco é composto por duas grandes partes: a banda – que ataca com duas guitarras, baixo, saxofone, trombone e dois trompetes – e a bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim, agogô e pandeirola. No Carnaval, o número de participantes é de cerca de 120, incluindo os alunos da oficina semanal de percussão.
O cuidado com o figurino também chama atenção: os Pimentas se apresentam com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock. Nas apresentações, os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um espetáculo lúdico e irreverente.
Além dos desfiles carnavalescos, a trajetória do grupo inclui shows no Réveillon 2012 na praia de Copacabana e na festa de recepção ao príncipe Harry no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. A primeira turnê pela Europa, em julho e agosto de 2012, teve apresentações comemorativas nos eventos olímpicos de Londres. Um ano depois, o Sargento Pimenta voltou à cidade natal dos Beatles para uma apresentação com o Rhythms of The City, bloco de carnaval inglês, no Cavern Club. Ainda em 2013, foi criado o Little Be, oficina de bateria para jovens de sete a 14 anos.
