Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Monobloco celebra o amor de carnaval em São Paulo

Com a presença de 300 mil pessoas na região do Parque do Ibirapuera, bloco carioca comemora seus 18 anos de folias com música composta por Moraes Moreira e interpretada por Pedro Luís

 

Fundado há 18 anos por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, o Monobloco voltou ao carnaval de São Paulo para seu terceiro desfile consecutivo na cidade e agitou mais de 300 mil foliões na avenida Pedro Alvares Cabral, na região do Parque do Ibirapuera.

 

O Carnaval 2018 trouxe novidades. Além de celebrar os 18 anos do Monobloco, que trouxe renovação ao carnaval de rua quando surgiu, no Rio de Janeiro, o bloco apresentou um samba para chamar de seu nos desfiles de São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Composta sob encomenda por Moraes Moreira, a música segue o tema proposto para o Carnaval 2018 do Monobloco: “Amor de Carnaval”. “Isso para a gente é um orgulho, contar com o grande Moraes Moreira, cantor e compositor, um especialista em carnaval e em mistura de ritmos e de gêneros musicais, nos brindando com uma música inédita”, celebra Pedro Luis, um dos fundadores do Monobloco. O single também foi lançado comercialmente nas plataformas digitais dia 12 janeiro (via Sony Music).

 

O Carnaval 2018 do Monobloco teve ainda uma nova rainha de bateria, a cantora Mariá Pinkusfeld. Filha de “foliã nata” e do compositor Xangai, a carioca de 32 anos sempre foi fã da folia, desde quando participava do carnaval de Salvador. Como foliã, Mariá já participou de vários carnavais do Monobloco e no ano passado reforçou o time de canários no desfile do bloco, no Rio.

 

Formados nas oficinas de percussão realizada desde maio na cidade – em parceria com a Pipoca, coletivo responsável pela produção do desfile paulista -, os integrantes da bateria do Monobloco deram identidade local à proposta do bloco de misturar instrumentos como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo.

 

O carnaval 2018 teve novamente a colaboração dos artistas plásticos Raul Mourão e Marcelo Pereira (da Tecnopop), responsáveis pela criação da identidade visual do bloco nos ensaios, shows e desfiles. Como nos anos anteriores, o Monobloco fez um desfile sustentável, que incluiu a produção de lixeiras e banheiros químicos, coleta seletiva de lixo, uso de biocombustível nos caminhões de som e geradores, além do plano de preservação dos monumentos e do próprio Parque do Ibirapuera.

 

Além do bloco Monobloco, o coletivo Pipoca co-produz o Acadêmicos do Baixo Augusta, produz atrações no carnaval de rua de São Paulo como Elba Ramalho com o bloco Frevo Mulher (03/02), Alceu Valença com seu Bicho Maluco Beleza (03/02), Navio Pirada do Baiana System (17/02) e Orquestra Voadora (18/02). A expectativa de público dos blocos é superar 500 mil foliões na região do Parque Ibirapuera.

Sair da versão mobile