Dicas

Showcooking com a Chef Nana Barreto e apresentação do cantor Henrique Torres marcam o Encontro de Vinhos

O evento acontece no sábado, 11 de maio, a partir das 12h no Senac Campinas. Degustações e oficinas de harmonização com queijos e embutidos também fazem parte das atrações.

Neste sábado, dia 11, o Senac Campinas recebe a 8ª edição do tradicional evento Encontro de Vinhos, que promove a degustação de mais de 100 rótulos de vinhos nacionais e importados de produtores e importadores de várias regiões do mundo. Um showcooking com a Chef Nana Barreto, com demonstração de pratos típicos da culinária portuguesa, show musical do cantor Henrique Torres, palestras, degustações e harmonizações também marcam o evento.

Este ano, o Encontro de Vinhos traz uma novidade para Campinas, a 1º Edição temática do Vinhos & Sabores de Portugal. Uma área especial, dentro do festival, irá receber cerca de 10 produtores de vinhos da terra lusitana. O Encontro de Vinhos acontece das 12h às 18h. Os ingressos custam R$ 80,00 (último lote) e incluem a degustação livre de todos os rótulos importados e nacionais de produtores e importadores, participação nas palestras que acontecem ao longo do dia, acompanhar as atividades de showcookings e as degustações de azeites, feitos artesanalmente por produtores portugueses. A venda de convites e mais informações estão disponíveis no site: encontrodevinhos.com.br.

O cantor Henrique Torres – músico paulista que já trabalhou com grandes cantores e compositores como Nilson Ribeiro, Fernanda Dias, Diego Moraes e Taïs Reganelli e participou de vários programas de rádio e TV em diversas emissoras, como o Programa do Jô e o Mais Caminhos – e o percussionista Bruno Sotil, integrante do Casa Caiada, interpretarão, ao longo do dia, grandes clássicos da Música Popular Brasileira e do rock nacional e internacional no palco do Encontro de Vinhos.

Antecedendo a abertura do evento, às 11h30, acontece o lançamento do livro Serviço Memorável em Alimentos e Bebidas: um guia para maîtres e supervisores de bares e restaurantes, da Editora Senac São Paulo, com a presença das autoras Debora Kucher e Juliana Reis para sessão de autógrafos.

A obra é um guia completo e didático sobre serviços e gestão no ramo de alimentos e bebidas. “Nosso livro apresenta informações atuais e reflexões sobre a formação do supervisor de alimentos e bebidas, e veio para ressaltar a importância de valorizar os profissionais de serviços e gestão de bares e restaurantes, atentando para a necessidade de qualificação do segmento”, reforça Juliana, coordenadora da área de alimentos e bebidas do Senac Campinas.

Programação das palestras

Oficinas de gastronomia também acontecerão durante o evento, todas utilizarão dos insumos que estarão no evento, como azeite, queijos e embutidos, harmonizando com os vinhos.

Oficina1: das 13h – 13h40
Quebrando paradigmas com Harmonizações Inusitadas
Desmistifique e explore diferentes combinações entre vinhos, embutidos e queijos.

Oficina 2: das 15h – 15h40
Rosés, Espumantes e Coquetelaria.
Conheça a versatilidade dos vinhos no preparo de coquetéis clássicos e inusitados.

Oficina 3: das 17h – 17h40
Desafiando os sentidos com harmonizações enogastronômicas
Perceba as diferenças sensoriais entre brancos, tintos e espumantes e como cada bebida se comporta com diferentes alimentos.

Palestrantes:
Agilson Gavioli

Graduado em Educação Artística, pós-graduado em Educação no Ensino Superior, sommelier e consultor de vinhos para restaurantes. Diretor técnico da Associação Brasileira dos Amigos do Vinho e degustador da Revista Go Where Gastronomia. É docente da área de gastronomia no Senac São Bernardo do Campo.

Claudio Tiberio Gil

Graduado em gastronomia, pós-graduado em educação e vig. sanitária, possui 20 anos de experiência no ramo. Prof. no Senac desde 2010, prof. do curso de gastronomia na Unimax Indaiatuba, Prof. convidado da Unicamp Limeira e proprietário do Casa da Tia Bar e Restaurante em Salto.

Sobre o encontro de vinhos

Encontro de vinhos e o Vinhos & Sabores de Portugal, são eventos organizados pela empresa Encontro de Vinhos.

Nascido em 2009, o Encontro de Vinhos hoje é considerado o maior roadshow de vinhos no país. Com atuação em 10 cidades do Brasil, já foram realizadas mais de 50 feiras do mesmo formato. O modelo atual é fruto de visitas em diversas feiras internacionais, realizadas pelos sócios da empresa. “Está em nosso DNA a busca pelas novidades e por criar momentos especiais para os visitantes” define Beto Duarte, sócio e organizador do evento.

O Encontro de Vinhos é líder no segmento e seus eventos movimentam milhares de enófilos por todo Brasil. Campinas é uma das principais cidades do calendário e a única que não é capital. Segundo Daniel Perches, organizador do evento, “com o grande sucesso do evento no ano passado, decidimos incorporar uma feira de queijos para que os visitantes tenham ainda mais opções e possam curtir o evento durante todo o dia”.

Serviço:
Encontro de Vinhos e Vinhos & Sabores de Portugal

Data: Sábado, 11 de maio de 2019
Horário: Das 12h às 18h
Local: Senac Campinas (Rua Sacramento, 490)
Convites: R$ 80,00. Compras devem ser realizadas pelo site encontrodevinhos.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.