Dicas

Chefs Felipe Galastro e Mário Santiago levam a experiência de um restaurante para a sua casa

Inaugurando o projeto Cozinha de Artesão, o cliente terá a experiência de finalizar o prato em casa com um empratamento digno de restaurante

O Dia dos Pais está chegando e com a impossibilidade de sair para almoçar ou jantar para comemorar a data, os chefs Felipe Galastro e Mário Santiago e a Faculdade Arnaldo, por meio do seu Restaurante Escola, estão oferecendo a oportunidade de levar um restaurante para dentro de casa. Com um menu elaborado pelos chefs, você pode celebrar o dia com um almoço especial e ter a experiência de finalizar o prato em casa.

O cardápio é repleto de ingredientes e técnicas que foram pesquisados e desenvolvidos para entregar uma experiência cheia de sabor para o cliente. O intuito é colocar a família em volta da mesa para compartilhar. São dois menus com petiscos, prato principal e sobremesa, sendo um deles vegetariano. O primeiro é composto de filé curado; pato, páprica e polvilho; Burger de pão de queijo; e atum mei cozi como pestico. O prato principal é carré de leitãozinho duroc, picanha suína duroc no sous vide, creme de milho defumado, origami de cogumelos e taioba, citronete de mini milho tostado e botarga caipira. E a sobremesa é bolo cremoso de chocolate, sorvete de caramelo salgado, biscoito amanteigado e morangos negros.

Já no menu vegetariano, potobello, raiz forte e nori; shimeji, páprica e polvilho; caprese de pão de queijo e palmito fresco são os petiscos. O prato principal é Beringela glaceada, molho de missô, kombu e cogumelos, creme de milho defumado, origami de cogumelos e taioba, citronete de mini milho tostado e botarga caipira. A sobremesa é bolo cremoso de chocolate, sorvete de caramelo salgado, biscoito amanteigado e morangos negros.

Ao realizar a compra de um dos menus, você recebe em casa os ingredientes já pré-preparados pelos chefs com as devidas instruções de armazenamento. A equipe do Cozinha de Artesão envia um arquivo em PDF e um vídeo com todas as instruções para finalização dos pratos, além de sugerir uma opção de montagem. O vídeo pode ser assistido a qualquer momento e quantas vezes for necessário. Você também recebe uma playlist montada especialmente para o almoço de Dia dos Pais. Em caso de dúvidas de armazenamento ou de preparo dos pratos, a equipe está disponível para consulta.

O menu para duas pessoas pode ser adquirido pelo Sympla no valor de R﹩ 260, mais a taxa de conveniência da plataforma. Há também a opção de menu infantil, com as mesmas opções, mas em porções menores, por R﹩ 90 para crianças até 11 anos. Cada kit terá ainda uma cerveja Alma Cevada, da Cervejaria Bruder, parceira do projeto. Além de uma sugestão de harmonização criada pela sommelier de cerveja Fabiana Arreguy, um café Jetiboca e biscoitos do De Birra.

A ação de Dia dos Pais inaugura o projeto Cozinha de Artesão, uma parceria entre a Faculdade Arnaldo e chefs que passaram por alguns dos mais conceituados restaurantes do Brasil e do mundo. O projeto é comandado pelos chefs Felipe Galastro e Mario Santiago e por Talita Viza, coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Arnaldo. Ela conta que o Cozinha de Artesão é uma adaptação aos tempos de pandemia. “Com a impossibilidade de oferecermos um menu no Restaurante Escola do curso, nos reinventamos e queremos oferecer uma experiência gastronômica em casa. Estamos felizes em começar o projeto com esses dois renomados chefs”. O Dia dos Pais será a primeira edição do Cozinha de Artesão que terá outras edições ao longo do ano.

Os chefs

Felipe Galastro trabalhou em renomados restaurantes do circuito mineiro como O Dádiva, Trindade e Alma Chef. Chefiou, no período de 2015 a 2018, o Tempo Cervejeiro, onde foi eleito chef revelação de Belo Horizonte, além de ganhar, junto com toda equipe, o prêmio de melhor choperia da cidade nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Já Mario Santiago é mineiro, cozinheiro e empreendedor. Formou-se em engenharia pela UFMG, mas logo seguiu os passos dos avós, padeiros, e ingressou no universo da gastronomia. Formado pela Le Cordon Bleu, foi um dos fundadores da A Pão de Queijaria. Acumula passagens em restaurantes renomados como Mocotó e Balaio IMS do chef Rodrigo Oliveira, bem como Noma, na Dinamarca, eleito por quatro vezes o melhor restaurante do mundo pela The Worlds 50 Best.

Gastronomia no Arnaldo

Com duração de dois anos e turmas nos períodos manhã e noite, o curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo é tecnólogo e as aulas são realizadas na Unidade Funcionários. Talita Viza, coordenadora do curso, destaca que a instituição alia teoria e prática e esse é um dos diferenciais do Arnaldo. “No Restaurante Escola Arnaldo, o aluno vai aprender o que é ensinado na sala de aula de maneira prática. E as aulas práticas começam já no primeiro período. Em algumas instituições, a prática na gastronomia começa após um ano de teoria”, afirma Talita.

Confeitaria, coquetelaria, cozinha asiática e das Américas, cozinha mineira, cozinha italiana, nutrição funcional, eventos gastronômicos, panificação e história da alimentação são algumas das disciplinas na grade do curso. “O corpo docente do curso é formado por ótimos profissionais. Outra preocupação que tivemos ao montar a estrutura do curso é com a inserção dos alunos no mercado de trabalho. As disciplinas visam atender essas necessidades do mercado, além de parcerias que estão sendo formadas pela faculdade visando a empregabilidade de nossos alunos”, conta a coordenadora. Nesse período de pandemia, as aulas do curso estão sendo realizadas de forma remota. Os alunos receberam um kit com diversos ingredientes para preparem pratos em casa sendo acompanhados ao vivo pelos professores do curso durante o horário das aulas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.