Quarto dia de evento online sobre setor gastronômico coloca em pauta a reinvenção dos restaurantes na retomada

Dicas

Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia discute como os negócios podem se renovar para o retorno presencial; evento online vai até esta sexta-feira (02)

O penúltimo dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia começou com a fala de Ana Carolina Lafemina, secretária adjunta municipal de desenvolvimento econômico, sobre a importância dos restaurantes para a capital paulista. “Só o segmento da gastronomia em São Paulo tem 23 mil estabelecimentos e gera diretamente quase 400 mil empregos formais. Fica o nosso agradecimento e nossa frase de que juntos somos mais fortes. Precisamos articular nossas ações, como estamos fazendo através de diversas Secretarias, para fazer com que nossa cidade seja cada vez mais inclusiva e seja cada vez mais a capital da gastronomia”, reiterou.

Adaptação na pandemia

A primeira convidada foi Telma Shiraishi, chef proprietária do Aizomê e embaixadora de cultura e culinária japonesa, que lembrou como foi a adequação nos primeiros dias da pandemia. “Lá no início ninguém sabia a dimensão que isso iria tomar e até agora não sabemos, mas desde o começo percebemos que precisaríamos repensar tudo. O que tentamos trabalhar foi a ideia de se preparar para o pior e esperar o melhor”.

Assim como outros profissionais que passaram pelo evento, Telma também abordou que a experiência do cliente é uma das formas de reinvenção da gastronomia. “Uma coisa que funcionou muito bem foram as experiências que estamos fazendo junto com a Japan House São Paulo. Nós fizemos caixas que a pessoa recebe ingredientes, objetos e elementos que ela pode ter em casa e então fazemos uma interação virtual para assim gerar um encontro. É o que alguns estão chamando de ‘phygital’, que mistura o físico e o virtual”, disse Shiraishi.

Inovando para se conectar aos clientes

O próximo palestrante foi Rodrigo Barros, CEO da Boali, que apresentou como as novidades não demoraram muito para acontecer. “Em abril nós já apresentamos um plano de inovação para toda a rede, onde estava previsto o investimento em novos modelos de negócio, diversificação de canais e no lançamento da nossa linha de congelados. Para que isso? Para poder manter o contato com nossos clientes”.

Barros também questionou a necessidade de os negócios manterem ideias antigas na hora de se comunicarem com os consumidores. “Aqui eu gostaria de fazer uma ênfase para dizer que durante muitos anos a sociedade vendeu pelo medo. E não digo isso só em gastronomia. Sempre foram coisas como ‘compre agora antes que acabe’ ou ‘venha agora porque só dura alguns minutos’. Mas por que não escolher vender pelo amor? Essa é uma provocação que trago para o futuro. Ao invés de apontar a dor do cliente, por que não podemos apontar o prazer que ele vai ter de estar com a gente e consumir nosso produto?”, argumentou.

Características para renovação

O terceiro convidado foi Marcelo Fernandes, sócio do Grupo Gastronomia MF, que trouxe uma visão de como o sistema de entrega pode ter mais significado para os restaurantes e clientes. “O delivery não fazia parte do nosso negócio, depois ele entrou como um complemento e aí virou algo que veio para ficar. Cabe a nós, principalmente em nosso grupo que a especialização é receber os clientes nos restaurantes, tentar levar esse acolhimento para dentro do lar dessas pessoas”, comentou Fernandes.

Marcelo citou também algumas características que ele acredita que os empreendedores do ramo da gastronomia precisam ter. “Nós, donos de restaurantes, precisamos seguir os ‘cinco erres’ que são relacionamento, reconhecimento, rentabilidade, romantismo e risco. Depois eu mesmo até criei mais cinco que são a resiliência, ressignificar, renovação, retomada e a reconquista. Podem parecer coisas simples, mas são necessárias para que nosso negócio possa seguir de forma consistente”, disse.

Renovando na retomada

O bate-papo foi mediado por André Boccato, coordenador do Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, onde os convidados trouxeram as próprias experiências de como conseguiram reinventar seus negócios para adequar aos novos comportamentos dos consumidores. Eles também abordaram a possibilidade de diferentes restaurantes colaborarem de alguma forma, como por exemplo, vendendo produtos um dos outros, para se apoiarem perante as adversidades.

Quem fechou o penúltimo dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia foi Douglas Guilherme, presidente da Acor – Associação de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo, que demonstrou uma visão positiva para a retomada. “Estamos muito otimistas com a retomada e acreditamos que isso dará certo. Na pandemia nós trabalhamos muito com o delivery e foi bem bacana para quem já atendia nesse tipo de sistema. Agora apostamos na entrada da faixa verde para poder retomar os eventos”.

O Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia vai até o dia 2 de outubro, com painéis online diários que acontecem das 9h às 11h. Para saber mais sobre o evento online, acesse: http://contato.sebraesp.com.br/rpg_ebooks/

Assista ao quarto dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia: http://youtu.be/fG_nlFWDKks

SERVIÇO

Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia

Transmissão: YouTube do Sebrae-SP – http://www.youtube.com/sebraesaopaulo

Data dos painéis: de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

Horários: das 09h às 11h

Inscrições gratuitas: http://www.retomadasaopaulo.sp.gov.br e/ou pelo telefone 0800 570 0800

28 de setembro (segunda-feira) – “O protocolo de segurança na prática”

Edrey Momo – Tasca da Esquina / Padaria da Esquina / Pizzaria 1900

Tsuyoshi Murakami – Murakami

Alberto Neute – Florina / Platz

29 de setembro (terça-feira) – “Como será o consumo pós Covid-19?”

Simone Galante – Galunion

Hugo Delgado – Taquería La Sabrosa

Georges Schnyder – Mundo Mesa

30 de setembro (quarta-feira) – “A retomada está na digitalização!”

Rodrigo Alves – Ponto Chic

Ivan Achcar – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia

Isaac Azar – Paris 6

01 de outubro (quinta-feira) – “Reinventando o negócio de alimentação”

Telma Shiraishi – Aizomê / Japan House

Rodrigo Barros – Boali

Marcelo Fernandes – Attimo / Mercearia do Francês

02 de outubro (sexta-feira) – “Descomplicando o crédito” Banco do Brasil | Caixa Econômica | Santander | Bradesco | Itaú | Desenvolve SP| Banco do Povo | Sebrae-SP

Deixe uma resposta