Descubra pratos inusitados, como uma versão de acarajé com vatapá de ora-pro-nóbis e bolinho de risoto italiano com galinha caipira e limão capeta
Misturas inéditas de ingredientes de vários países e releituras “amineiradas” de pratos internacionais. Um cardápio ousado está surpreendendo os paladares de quem almoça no simpático bairro Floresta, em Belo Horizonte. É que a Mascate Runeria, unidade do Grupo Xeque Mate Bebidas em BH, acaba de lançar um novo cardápio de almoço. A novidade promete elevar o nível da gastronomia diurna e integrá-la à vocação cultural da cidade.
Uma das sócias da Mascate, a empreendedora Sarah Fernandes conta que o objetivo da casa é oferecer o combo perfeito com comes, bebes e música da melhor qualidade. “O Floresta é um bairro super gostoso, que traz uma carga histórica ímpar para cidade. É o lugar ideal para nossa ideia de ampliação da oferta cultural em BH”, afirma.
O cardápio de almoço é assinado pela Cozinha Libre, projeto agregado à Mascate pelo chef de cozinha Tiago Peixoto (foto), a nutricionista Isabella Antunes (foto) e o sócio do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire. O desafio de complementar a experiência dos drinks autorais com petiscos e refeições também teve o apoio da chef mineira Sofia Marinho e do paulistano Cadu Evangelisti.
A inspiração do cardápio veio do símbolo da marca, os mascates — antigos mercadores ambulantes/viajantes. “Tratam-se de personagens que vão guardando uma bagagem variada por onde passam, assim como todos os amigos que ajudaram a construir o Grupo”, diz Tiago.
Protagonista da carta, o rum marca presença em molhos, temperos e até nas sobremesas. Assim como os mascates viajantes, o cardápio de almoço será sempre dinâmico. Porém, a premissa é única: inventar misturas intrigantes ao paladar e fazer releituras “amineiradas” de pratos tradicionais. E sempre com gostinho de comida caseira, claro!
Uma das atrações gastronômicas é a empanada de carne de porco desfiada com requeijão moreno da fazenda Santa Rita, no interior de Minas, goiabada do Mercado Central de BH e pasta de gochujang (pimenta coreana):
Outra opção de entrada é uma versão de acarajé com vatapá de ora-pro-nóbis, carne seca e vinagrete de banana-da-terra:
Entre os pratos principais, faz sucesso o cupim com demi-glace aromatizado com rum Mascate e café, couve crispy e purê de moranga:
Já a sobremesa é uma das partes mais surpreendentes do novo cardápio. Um brownie de Xeque Mate acompanhado por sorvete com rum Mascate e lascas de rapadura:
Belo-horizontino de 34 anos, Tiago Peixoto atua na cozinha desde os 14 e, como tantos mineiros, diz que “praticamente cresceu dentro da cozinha dos avós”. Com influências multiculturais, como a do avô, que tinha um bar que servia peixes do Pantanal, começou a carreira em Portugal e hoje divide os sabores entre BH e Paraty (RJ).
“No Brasil, fiz trabalhos voltados para a sustentabilidade contemplando o ciclo dos alimentos e hortas orgânicas, sempre juntando gastronomia com seus aspectos culturais. Tenho planos de, aqui na Mascate, ampliar ainda mais a oferta de pratos veganos, por exemplo”, explica.
Descubra mais algumas delícias inusitadas do novo cardápio de almoço da Mascate Floresta:
Mascate Runeria Floresta
Almoço: de quarta a domingo, das 11h às 15h
Petiscos e drinks:
Quarta das 18h às 2h | quinta, sexta e sábado das 18h às 3h | domingo das 15h às 22h
Av. do Contorno, 1790 — Floresta BH/MG

