A avenida Antártica, zona oeste de São Paulo, ganhará nos próximos dias, o Botequim Canela Preta, que irá reverenciar a cultura preta. Localizado no espaço onde por décadas funcionou o tradicional Bar do Alemão, o novo espaço multicultural terá no comando a empreendedora Dona Tati, proprietária do lendário Boteco da Dona Tati, que fica na Barra Funda, também na zona oeste.
O Bar do Alemão conquistou notoriedade por décadas como um espaço dedicado ao choro, samba e outros gêneros da música popular, tendo sido administrado pelo renomado compositor Eduardo Gudin. Em 2019, Gudin decidiu encerrar suas atividades à frente do bar, mas Livia Mannini, sua ex-produtora, assumiu a responsabilidade de continuar a jornada do estabelecimento.
O Boteco da Dona Tati é conhecido por sua história e por promover programações musicais gratuitas, com apresentações de sambas das comunidades tradicionais e grandes expoentes do samba. Localizado no bairro Barra Funda, o espaço tem como objetivo valorizar o patrimônio vivo do samba de São Paulo, destacando as velhas guardas que dedicaram suas vidas ao gênero musical.
Dona Tati, uma mulher negra empreendedora, traz consigo a luta, a força e a resistência do seu povo. O Botequim Canela Preta buscará manter viva as tradições da cultura popular, promovendo eventos com o intuito de preservar a ancestralidade e combater o esquecimento de pessoas que construíram a história. O novo espaço cultural se tornará um símbolo de representatividade e lugar de fala para todos aqueles que foram por muito tempo desacreditados.
O Botequim Canela Preta está localizado na zona oeste de São Paulo e será inaugurado em breve. Para mais informações e atualizações sobre a programação musical, visite @botequimcanelapreta no Instagram e Facebook.

