Dia da cachaça: Boteco São Bento e São Conrado Bar sugerem receita de drink

13/09 Dia da Cachaça Dicas

O coquetel Banzeiro é a indicação dos bares para a data celebrada em 13 de setembro

Considerada Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, a cachaça se tornou um dos maiores símbolos de representatividade nacional e hoje ocupa lugar de destaque nas prateleiras de supermercados e bares de coquetelaria no Brasil e fora dele.

Seja pela sua versatilidade, seja pelo paladar marcante, a cachaça já provou funcionar muito bem sozinha. Mas o que muita gente ainda desconhece que o destilado nacional pode ser a estrela de drinks que vão além da caipirinha, como o Banzeiro, coquetel que leva espuma de gengibre, sumo de limão, vinho tinto e cachaça armazenada em barril de amburana. A receita é uma criação do mixologista Laércio Zulu, head bartender do Boteco São Bento e São Conrado Bar.

Além de preparar o Banzeiro em casa, é possível degustá-lo nos bares que estão na memória afetiva do paulistano, por R$ 32,90.

Banzeiro

Ingredientes:

50 ml de cachaça armazenada em madeira amburana

20 ml de sumo de limão

10 ml de xarope de açúcar

10 ml de vinho tinto

30 ml de espuma de gengibre

Modo de preparo:

Encha um copo médio (copo de whisky) com gelo e reserve. Em uma coqueteleira com bastante gelo, adicione limão, açúcar, cachaça e bata vigorosamente. Retire a água acumulada no copo e sirva a mistura da coqueteleira no mesmo. Sirva o vinho, formando uma camada bem fina e finalize com espuma de gengibre.

Espuma de gengibre

Ingredientes:

300 g de gengibre limpo

600 ml de água

300 g de açúcar

150 ml de sumo de limão

4 folhas de gelatina sem cor sem sabor

Equipamentos:

1 sifão (mesmo de fazer chantilly)

2 cápsulas de gás

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o gengibre com água, coloque o líquido em uma panela e leve ao fogo alto. Após ferver, deixe 15 minutos em fogo baixo. Ainda no fogo, adicione o açúcar e aguarde homogeneizar.

Enquanto isso, em outro recipiente, deixe a gelatina na água fria para hidratar – basta encher um recipiente com água e gelo sobre as folhas.

Retire o cozido do fogo e coe, passe no mínimo três vezes para retirar o máximo de resíduo possível e evitar entupir o sifão.

Dilua a gelatina no líquido ainda quente e bata no liquidificador por 20 segundos. Tem que ficar doce e picante.

Por fim, adicione o sumo de limão bem coado. Misture tudo no liquidificador e adicione no sifão, deixe gelar e ponha o gás.

Deixe uma resposta