Além da programação de Carnaval preparada pelas instituições, Mário de Andrade, patrono do museu que leva seu nome, também será homenageado pela escola de samba Mocidade Alegre no samba-enredo de 2024
Os Museus Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas estão em clima de folia e prepararam uma programação de Carnaval que inclui oficinas, rodas de conversa e apresentação musical. Os links de inscrição estão disponíveis no final do texto. Fique por dentro!
As instituições são da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciadas pela Poiesis
Entre os destaques das atividades está o grupo de estudos Raça, mestiçagem e nação em Mário de Andrade, que dialoga com o samba-enredo deste ano da escola paulistana e atual campeã, Mocidade Alegre. A Morada do Samba homenageará Mário de Andrade no Carnaval 2024, trazendo as viagens que o modernista realizou pelo Brasil com o objetivo de desvendar este país e conhecer o que seria “o povo brasileiro”. Mais detalhes do samba-enredo estão disponíveis neste link.
Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade realizará no dia 9 de fevereiro, das 14h às 15h30, a oficina Bloquinho do Mário, guiada pelas educadoras Carô Luvisotto e Irlani Carvalho. A atividade aproveita o clima carnavalesco para convidar os participantes a criarem balangandãs e ganzás e exibirem os materiais criados em um cortejo pelo jardim da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37) ao som de músicas da época de Mário de Andrade.
O Museu traz ainda em fevereiro o grupo de estudos Raça, mestiçagem e nação em Mário de Andrade, com os pesquisadores Angela Grillo, Edmilson de Almeida Pereira, Lígia Ferreira e convidados. Serão cinco encontros às quintas-feiras, nos dias 1, 8, 22 e 29 de fevereiro e 7 março, das 19h às 21h, a fim de debater sobre raça e miscigenação a partir das obras de Mário de Andrade — temas que foram centrais na virada nacionalista do movimento modernista, marcada pela grande viagem a Minas Gerais, que completa 100 anos em 2024.
E finalizando as atividades carnavalescas da Casa Mário de Andrade, no dia 24 de fevereiro, das 17h às 19h, haverá a apresentação musical Mário de Andrade – Eu sou trezentos, por Canto Livro — projeto que une música e literatura com o intuito de incentivar a leitura para todas as idades.
Casa Guilherme de Almeida
O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida preparou para fevereiro a oficina Carimbos com Folhas, realizada no dia 16, das 16h às 17h30. A atividade convida os participantes a experimentarem a criação de carimbos naturais e impressão de texturas variadas, a partir de folhas coletadas durante um passeio pelo quintal do Museu e entorno. Esta oficina tem como objetivo refletir sobre patrimônio natural urbano e o impacto das mudanças climáticas na cidade.
Casa das Rosas
O Museu Casa das Rosas também terá atividades voltadas ao Carnaval. No dia 17 de fevereiro, das 17h às 19h acontece o bate-papo Saracura/ Vai-Vai: Memória Negra no Bixiga. A conversa guiada pelos pesquisadores e ativistas Gisele Brito e José Adão de Oliveira abordará a situação atual do movimento que busca garantir o direito à memória negra no Bixiga. A atividade também traz questões sobre a preservação do patrimônio material e imaterial do território do Saracura e sua relação com a cidade diante das transformações e as consequências da gentrificação — processo de transformação de áreas urbanas que leva ao encarecimento do custo de vida e aprofunda a desigualdade socioespacial nas cidades.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas
Serviço:
Casa Mário de Andrade
Oficina (Núcleo de Ação Educativa)
BLOQUINHO DO MÁRIO
Com Carô Luvisotto e Irlani Carvalho
Sexta-feira, 9 de fevereiro, das 14h às 15h30
Atividade presencial, realizada no museu Casa das Rosas
Endereço: Avenida Paulista, nº 37, Bela Vista, São Paulo, SP
Inscrição aqui – Prazo: 8/02
Vagas: 15
Grupo de estudos
RAÇA, MESTIÇAGEM E NAÇÃO EM MÁRIO DE ANDRADE
Com Angela Teodoro Grillo, Edimilson de Almeida Pereira, Ligia Ferreira e convidados. Organização e mediação: Arthur Major
Quintas-feiras, 1, 8, 22 e 29 de fevereiro e 7 de março, das 19h às 21h
Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom
Inscrição aqui – Prazo: 7/02
Vagas: 300
Apresentação musical
MARIO DE ANDRADE – EU SOU TREZENTOS
Com Canto Livro
Sábado, 24 de fevereiro, das 17h às 19h
Atividade presencial, realizada no jardim da Casa das Rosas
Não há necessidade de inscrição.
—
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
A Casa Mário de Andrade está passando por restauro. Entre em contato no número 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Programação gratuita
Casa Guilherme de Almeida
Oficina (Núcleo de Ação Educativa)
CARIMBOS COM FOLHAS
Com Ana Paula Iannone
Sexta-feira, 16 de fevereiro, das 16h às 17h30
Atividade presencial, realizada no museu Casa Guilherme de Almeida
Inscrição aqui – Prazo: 15/02
Vagas: 15
—
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
11 3672-1391 | 3868-4128 | 3673-1883 | 3803-8525
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h
Programação gratuita | Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Casa das Rosas
Mesa de debate
SARACURA/ VAI-VAI: MEMÓRIA NEGRA NO BIXIGA
Com Gisele Brito (Instituto Peregum) e José Adão Oliveira (MNU)
Sábado, 17 de fevereiro, das 17h às 19h
Atividade presencial, realizada no jardim da Casa das Rosas.
Não há necessidade de inscrição.
—-
Funcionamento do Museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Programação gratuita
Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.
Visitas guiadas com a duração de 1h30.
Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Os contatos estão disponíveis no site.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o Museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço.
Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

