Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Artesãs de vários extremos da capital participam de evento gratuito na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Atração aberta ao público acontece no sábado, 27 de abril, das 14h às 18h, com exposição de arte têxtil e feira de peças autorais criadas por coletivos de artesãs periféricas, mulheres indígenas e artistas já estabelecidas, além de show do Samba de Dandara

O projeto Linha Mestra, criado pela Mina Cultural, esteve presente em  bairros periféricos da cidade de São Paulo, onde reuniu 100 mulheres em torno de oficinas de criatividade, arte têxtil e empreendedorismo ao longo de 2023. Agora, esses grupos de bairros como Parelheiros, Perus, Sapobemba, Alvarenga e Parque Novo Mundo se encontram na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na região central de São Paulo, no dia 27 de abril, para apresentar seus trabalhos ao público e estimular iniciativas similares.

O evento inclui também a participação de outros coletivos de artistas convidadas, entre eles, Artesãs da Terra Indígena Tenondé Porã, Tereza Vale a Pena, Linhas de Sampa, Libertas Cooperativa, Coletivo BordaEmia e o Grupo Teia de Aranha, responsável pelas oficinas do Linha Mestra e que há mais de 20 anos utiliza a literatura brasileira como fonte para seu trabalho.

Além de produtos autorais à venda como bordados, bijuterias e itens diversos para casa, decoração e uso pessoal, o público poderá conferir a exposição de arte têxtil com obras produzidas pelos coletivos, e participar de uma roda de samba com a apresentação do Samba de Dandara. 

Samba de Dandara faz show das 15h às 16h

Formado por mulheres, o grupo Samba de Dandara é samba de exaltação às grandes compositoras e intérpretes do samba, carregando a inspiração de Dandara, mulher negra e referência histórica na luta contra a escravização.

Criada em 2012, a banda apresenta ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes, além de ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. É formada por Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco e coro), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Ana Lia Alves (percussão), Tati Salomão (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).

Suas apresentações e álbuns refletem a experiência musical de suas integrantes e intenso estudo de obras de cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Dona Inah, Clementina de Jesus, Elza Soares, Teresa Cristina, entre outras.

O grupo construiu sua trajetória em diversos espaços culturais e casas de espetáculo da capital paulista, além de ter dividido palcos com grandes nomes do samba em seu projeto na rede Sesc, o “Samba de Dandara convida”.

Desenvolvido pela empresa Mina Cultural, o Linha Mestra acontece por meio do Promac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com parceria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e patrocínio da Meta.

Serviço: Feira Linha Mestra

Evento gratuito

Data e Horário: Sábado, 27 de abril, sábado, das 14 às 18h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo (SP)

Show da banda Samba de Dandara: das 15h às 16h

Coletivos de expositoras: Projeto Linha Mestra (bairros Parque Novo Mundo, Alvarenga, Perus, Sapopemba e Parelheiros), Grupo Teia de Aranha, Artesãs da Terra Indígena Tenondé Porã, Tereza Vale a Pena, Linhas de Sampa, Libertas Cooperativa e Coletivo BordaEMia

Realização: Mina Cultural

Sair da versão mobile