Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas celebram o mês da diversidade

Destaques Dicas

Em junho, a rede de museus casas ressaltam a importância da inclusão da pauta LGBTQIAPN+ nos espaços culturais. A programação é gratuita

Os museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, prepararam uma série de atividades para celebrar o mês do orgulho LGBTQIAPN+. Entre os destaques estão o passeio guiado “No Paiçandu deixem meu sexo”, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, leitura mediada para crianças com o tema diversidade, além de uma roda de conversa sobre a representação da sexualidade na obra e no pensamento de Mário de Andrade. Fique por dentro.

Casa das Rosas

No dia 13 de junho, das 14h às 17h, a Casa das Rosas realiza o bate-papo Acessibilidade e inclusão social em museu. Comandada por Evelyn Ariane Lauro, técnica em museologia e especialista em Direitos Humanos, a atividade pretende debater a necessidade de renovação do papel dos museus no século XXI, a partir das demandas sociais da atualidade. A conversa terá como ponto de partida a experiência do Museu da Língua Portuguesa, apresentando as formas como a instituição se propôs a visibilizar, valorizar e positivar as memórias de pessoas trans.

O Núcleo de Ação Educativa do museu realiza no dia 15 de junho, das 14h às 15h, a Leitura mediada para crianças de um livro sobre o tema “Diversidade”. A atividade é inspirada nos objetivos da Agenda 2030 da ONU, que tem a finalidade de promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

O Coletivo Declama! — de escrita e fomento à produção de artistas independentes — que já se apresentou algumas vezes na Casa das Rosas, retorna ao museu com um sarau temático que celebra o mês do orgulho LGBTQIAPN+ e o mês dos namorados. O evento acontece no dia 30 de junho, das 15h às 17h com artistas que pertencem à sigla e microfone aberto para todas as pessoas interessadas. Durante o sarau acontece a distribuição e troca de cartas de amor, para mostrar que o amor é para todos.

Casa Mário de Andrade

A Casa Mário de Andrade realiza em parceria com o Museu da Diversidade Sexual o Rolezinho Peripatético “No Paiçandu deixem meu sexo: território e memória desejante”, que acontece no dia 29 de junho das 10h às 13h. O passeio temático do “Dia do Orgulho” levará os participantes a uma caminhada pelo Centro Novo de São Paulo para explorar espaços que dialogam tanto com a obra e biografia de Mário de Andrade quanto com a história de profissionais do sexo e de pessoas LGBTQIAPN+.
 

Para finalizar a programação em celebração ao mês do orgulho, acontece também no dia 29, das 15h às 17h, a roda de conversa Dissidência Sexual e Literatura em Mário de Andrade, com Amara Moira, coordenadora de exposições, programação cultural e do educativo do Museu da Diversidade Sexual, e Arthur Major, pesquisador do Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade. A atividade propõe um bate-papo sobre a representação da dissidência sexual — termo utilizado para se referir a identidades menos aceitas socialmente, como as de transgêneros, transexuais e travestis — na obra e no pensamento de Mário de Andrade, a partir da produção literária e crítica do escritor.
 

E mais!

Os museus preparam ainda para o mês de junho uma sessão de cinema do filme “Entre Rios”, que conta a história da urbanização de São Paulo; Sarau Multilinguagem Pauliceia Desvairada, realizado pelo Núcleo Pedro Costa Cia de Dança Contemporânea; oficina de confecção de terrários modernistas para o público 60+; lançamento do livro “O que restou da floresta”, entre outras programações. Mais detalhes no serviço e no site da Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas.

Serviço:
 

Mês do orgulho LGBTQIAPN+ na Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade

Casa das Rosas
 

Curso

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM MUSEUS

Com Evelyn Ariane Lauro

Quinta-feira, 13 de junho, das 14h às 17h

A atividade acontecerá no Museu Major José Levy Sobrinho
Endereço: R. Boa Morte, 471. Centro, Limeira.

Inscrição aqui – Vagas: 40
Prazo: 12/06

Oficina

LEITURA MEDIADA PARA CRIANÇAS – TEMA: DIVERSIDADE

Com Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas

Sábado, 15 de junho, das 14h às 15h

Atividade realizada no museu Casa das Rosas

Inscrições estarão disponíveis no site

Sarau

SARAU DECLAMA! 

Com Coletivo Declama Mulher! (LGBTQIAP+)

Domingo, 30 de junho, das 15h às 17h

Atividade realizada na Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição prévia

—-

Funcionamento do Museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Programação gratuita

Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.

Visitas guiadas com a duração de 1h30.

Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP) Tel.: (11) 3285-6986

Os contatos estão disponíveis no site.

Casa Mário de Andrade

Encontro Peripatético

“NO PAIÇANDU DEIXEM MEU SEXO”: TERRITÓRIO E MEMÓRIA DESEJANTE

Com Casa Mário de Andrade e Museu da Diversidade Sexual

Sábado, 29 de junho, das 10h às 13h

Ponto de encontro: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República)

Encerramento: Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda)

Inscrição aqui – Prazo: 28/06

Vagas: 50

Roda de conversa

DISSIDÊNCIA SEXUAL E LITERATURA EM MÁRIO DE ANDRADE

Com Amara Moira e Arthur Major

Sábado, 29 de junho, das 15h às 17h

Atividade realizada na Casa Mário de Andrade

Inscrição aqui – Prazo: 28/06

Vagas: 40

—–

Funcionamento do museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

Contato: 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.

Acessibilidade: rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.

Programação gratuita

E mais! Outros destaques da programação de junho dos museus

Casa das Rosas
 

Sessão de cinema

ENTRE RIOS

Com Caio Silva Ferraz (diretor do filme Entre Rios)

Quarta-feira, 5 de junho, das 19h às 21h

Atividade realizada na Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição

Roda de conversa e lançamento de livro

O QUE RESTOU DA FLORESTA

Com Carlos Lotto, Anderson Caffeh e Lilian Amaral

Sábado, 8 de junho, das 15h às 17h

Atividade realizada na Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição

Oficina

FANZINE

Com Thina Curtis

Sábado, 22 de junho, das 14h às 16h

Atividade realizada na Casa das Rosas

Inscrição aqui – Prazo: 21/06
Vagas:30

Casa Mário de Andrade

Sarau

SARAU MULTILINGUAGEM PAULICEIA DESVAIRADA

Com Núcleo Pedro Costa Cia de Dança Contemporânea

Sábado, 15 de junho, das 15h às 17h

Atividade realizada na Casa Mário de Andrade. Não há necessidade de inscrição

Palestra

ARTE E RELIGIOSIDADE EM MÁRIO DE ANDRADE

Com Rosângela Francischini

Quinta-feira, 20 de junho, das 19h às 21h

Atividade realizada na plataforma Zoom

Inscrição aqui – Prazo: 19/06

Vagas: 300

Oficina

CONFECÇÃO DE TERRÁRIOS MODERNISTAS (PARA O PÚBLICO 60+)

Com Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 22 de junho, das 14h às 16h30

Atividade realizada no museu Casa Mário de Andrade.

Inscrição aqui – Prazo: 21/06

Vagas: 30

—–


SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o Museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço.

Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O Museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. A instituição também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.
 

Deixe uma resposta