“3 contra 2: Psico Trópicos” – Uma Jornada de Dança e imaginação

Dicas

Espetáculo com direção de Lúcia Russo & Marcela Levi tem estreia nacional e curta temporada no Sesc Pinheiros
 3 contra 2: Psico Trópicos é um exercício de imaginação que busca entrelaçar distâncias. O estilo Old Way da Cultura Ballroom é caracterizado pela formação de linhas, simetria e precisão e é inspirado nos hieróglifos egípcios. L’Après-midi d’un faune, a primeira coreografia de Nijinsky foi inspirada em frisos gregos, afrescos egípcios e assírios. Em ambos, Old Way e L’Après-midi d’un faune, o erótico e as paragens se fazem fortemente presentes. E se o Fauno, entidade híbrida e encantada das florestas, dos mitos e do balé de Nijinsky, se cruzar com a geometria Queer do estilo Old Way? E se o mito egípcio de Ísis e Osíris virar um Rap? E se o nome do deus Pã ecoado – Pã Pã Pã Pã – fizer soar a quinta sinfonia de Beethoven? Será que a multidão delira ou Pã Pã Pã Pânico, terror e bomba, multidão em polvorosa?

Tomando emprestada a noção de polirritmia na música, ou seja, a justaposição de ritmos contrastantes, a peça é tecida entre quatro performers como uma rede onde linhas em tensão e distorções temporais contornam intervalos, suspensões e espaços de ressonância em uma narrativa não linear que busca aproximar geometria e psicodelia.

Dirigida pelas coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo, em colaboração com os performers Lucas Fonseca, Martim Gueller, Romec e Bruno Cezario, o espetáculo teve estreia mundial em julho de 2023, em Amsterdam (HO).

BIOGRAFIAS

Em 2010, as coreógrafas Marcela Levi (Rio de Janeiro, Brasil) e Lucía Russo (Patagônia, Argentina) fundaram, no Rio de Janeiro, a Improvável Produções, plataforma de formação, pesquisa e criação. Levi & Russo apostam em uma direção polifônica em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva.

O trabalho da Improvável vai em direção a uma estética experimental que surge de um encontro singular com os impasses da sociedade brasileira. Aí reside um esforço rigoroso em, em vez de sucumbir, transformar os embaraços e as tensões na própria matéria de uma produção artística.

A Improvável é responsável pela concepção, criação e produção de peças de dança apresentadas em inúmeros teatros, festivais e centros de arte dentro e fora do Brasil como: Festival Atos de Fala, Festival Panorama, Kunstenfestivaldesarts, Julidans, Rencontres chorégraphiques internationales de Seine-Saint-Denis, Bienal Sesc de Dança, Festival de Curitiba, Festival d`automne à Paris, Indisciplinados Festival, Queer Zagreb, Tanzquartier, MITbr, JUNTA, Kaserne Basel, FIDCU, Mercat de les Flors, entre muitos outros.

Marcela Levi (1973, Rio de Janeiro) é coreógrafa e performer. Formada pela Escola de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro), Levi foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França), no Programa Artistas en Residencia – Casa Encendida / Aula de Danza (Espanha), no Espaço Cultural Azala, (Espanha), no Laboratório de Criatividade Urbana ON.OFF, Guimarães 2012 – Capital Européia da Cultura (Portugal), artista convidada no programa Rio Occupation London, na London Cultural Olympiad, promovido pela SEC RJ (Londres) e recebeu a bolsa Batiscafo (Cuba). Seus trabalhos prévios à fundação da Improvável Produções: “Imagem” (2002), “Massa de sentidos” (incluído como um dos dez melhores trabalhos em dança de 2004 na lista do jornal O Globo), “In-organic” (incluído pela organização inglesa Artsadmin no “The top 40 illustrated guide to 2008”, citado no yearbook de 2008 da revista alemã Ballettanz e incluído como um dos dez melhores trabalhos em dança de 2007 na lista do Jornal do Brasil) e “Em redor do buraco tudo é beira” (incluído entre os destaques da dança em 2009 pela crítica especializada do jornal O Globo, contemplado com o Prêmio Reconhecimento ZKB / Zürcher Theater Spektakel, Zurique 2010) foram apresentados em inúmeros festivais e centros de arte no Brasil, Europa e América Latina como: Fundação Gulbenkian (Lisboa), Impulstanz Festival (Viena), Les inaccoutumés – Ménagerie de Verre (Paris), In Transit (Berlim), In Presentables (Madrid), Rencontres Choregraphiques de Seine-Saint-Denis (Paris), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas), Nottdance (Nottingham), Arnolfini (Bristol), Teatro Solís (Uruguai), Festival COCOA (Buenos Aires), Bienal Internacional de Dança do Ceará, Casa França Brasil, MAM RJ e outros. Levi colaborou com os artistas Lia Rodrigues, Vera Mantero, Guillermo Gomez-Peña, Laura Erber, Manuel Vason, Cristina Moura, Dani Lima e Gustavo Ciríaco, entre outros.

Lucía Russo (Patagônia, 1975) Coreógrafa e performer, estudou psicologia na Universidade de Buenos Aires e artes cênicas no Centro Cultural Rojas/UBA e no EDDC (Holanda). Entre seus trabalhos na Argentina, antes da fundação da Improvável, se destacam as peças “árida o estepa” (2005), “El borde silencioso de las cosas” (2009), “Fantasmagoría” (2010), e as instalações interativas “DUO” (2004) e “Sensorama” (2006). Seus trabalhos foram apresentados em diversos festivais e centros de arte nas Américas. Entre 2007/9 foi Professora titular de Composição Coreógráfica na Universidade Nacional das Artes em Buenos Aires e Artista convidada na Universidade Nacional Tres de Febrero em 2006. Coordenou o projeto Diálogos: Intercâmbio de processos de criação (2006/8), em parceria com a Red Sudamericana de Danza, em diferentes cidades da América Latina. Desde 2006 ministra workshops de direção e composição em espaços de formação e universidades na Argentina, Equador, Brasil, México, Uruguai, Chile e na Espanha. Desde 2010 desenvolve o projeto de formação de público “Futuros Espectadores” em teatros, escolas públicas e outras instituições em Buenos Aires e no Rio de Janeiro. Russo colaborou com os artistas Gustavo Ciríaco, Javier Bustos, Diego Gil, Silvio Lang, Lucas Condró, Natalia Tencer, Ayara Hernández & Félix Marchand e com o grupo De la Guarda, entre outros.

Lucas Fonseca é artista da dança, pesquisador e produtor cultural. Formado em Bacharelado em Dança (UFRJ), integra a Improvável Produções, desde 2019, como performer co-criador e assistente nos trabalhos HARM-ONY, Mordedores, c h ãO, Curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto e 3 contra 2: Psico Trópicos. Na cena ballroom, é conhecido como Legendary 007, caminhando e estudando o vogue femme e o old way. Atua como coordenador da @ballroomriotv / RJBALLROOMTV, plataforma de registro, memória e acervo audiovisual da cena Ballroom carioca no YouTube e Instagram. É co-criador da série sobre a cena ballroom carioca “Segura essa Pose”, original da plataforma Globoplay em finalização.

Martim Gueller é músico e bailarino, formado em piano erudito pela Universidade Estadual Paulista e pela Escola Municipal de Música São Paulo. Possui experiência em dança através de oficinas, workshops e residências, tendo colaborado com artistas como: Kátia Rozato, Leandro Souza, Marcelo Evelin, Felipe Assis, Daniela Marcozzi, entre outros. Foi contemplado pelo Proac Expresso 39/2021, através do qual criou a vídeo-aula “Polirritmia através do corpo”. Desde 2019 integra a Improvável Produções como performer co-criador nos trabalhos HARM-ONY, c h ãO, Curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto e 3 contra 2: Psico Trópicos.

Romec é artista dançarino carioca, profissional em danças urbanas e dança contemporânea pela academia das artes (Carlos Laerte). Trabalha como professor substituto, coreógrafo e dançarino e intérprete de cantores, cantoras e cias renomadas no Brasil como os MCs Nego do Borel, Buchecha, a cantora IZA e o DJ WC no Beat. Estrelou o musical Matrizes da Estação Primeira de Mangueira, dirigido por Leandro Vieira e coreografado por Priscila Motta e Rodrigo Nery. Entre 2019 e 2021 compôs o corpo de bailarinos criadores da Cia Déborah Colker. Na Laso cia de dança do diretor Carlos Laerte estrelou três obras: o filme IR-SE, a peça Risco do Asfalto e o espetáculo DANÇA QUE ATRAVESSA A PELE. Faz parte do Vozes, grupo de teatro do complexo do PPG. Cursando licenciatura em dança na Faculdade Angel Vianna desenvolve um trabalho de pesquisa dos movimentos afro-brasileiros dos corpos contemporâneos com o coletivo AFROBUNKER, idealizado pelo próprio e sendo realizado por todos do coletivo. Desde 2023 integra a Improvável Produções como performer co-criador nos trabalhos “c h ãO” e “3 contra 2: Psico Trópicos”.

Bruno Cezario é bailarino, ator e coreógrafo. É co-diretor na Renato Vieira Cia de Dança. Estudou com Mônica Alves, Katia Alves, Renato Vieira, Vera Aragão e Tatiana Leskova, entre outros. Integrou o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando em 1997 “L’après-midi d’un Faune” de Vaslav Nijinsky aos 17 anos de idade, sob a direção de Jean-Yves Lormeau. Em 2013 dança novamente o Fauno de Nijinsky no TMRJ como bailarino convidado, sob remontagem de Tatiana Leskova, na comemoração do centenário da obra. Trabalhou com diretores como Sérgio Britto, Renato Vieira, Dalal Achcar e foi partner de bailarinas como Ana Botafogo, Áurea Hamerli, Roberta Marquez e Nora Esteves. Integrou o Ballet du Grand Théâtre de Genève (Suíça), o Cullberg Ballet (Suécia), Le Ballet de l’Opèra de Lyon (França), e a Cia Nacional de Danza / Nacho Duato, como bailarino principal e na Cie Gilles Jobin (Suíça), dançando obras de mais de 40 coreógrafos nacionais e internacionais, tais como Ismael Ivo, Ivonice Satie, Luis Arrieta, Mats Ek, Martha Graham, William Forsythe, Jiří Kylián, Sasha Waltz, Maguy Marin, Márcia Haydée, Lucinda Childs, Natalia Makarova, Andonis Foniadakis, Renato Vieira, entre outros. Participa como ator em longas-metragens, diretor de movimento para peças teatrais, recebendo o prêmio CBTIJ de Melhor Coreografia e os Prêmios Rio Dança e Você e a Dança como Melhor Bailarino. Atua também nas áreas de Cenografia, Figurino e Trilha Sonora para balés e teatro.

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Marcela Levi & Lucía Russo

Performance e cocriação: Lucas Fonseca (Legendary 007), Martim Gueller e Romec

Participação especial: Bruno Cezario

Texto: Joana Levi

Assistência: Lucas Fonseca

Preparação corporal: Lucas Fonseca, Lucía Russo e Marcela Levi

Desenho de luz: Laura Salerno

Desenho de som: Levi, Russo e Gueller

Figurino: Levi & Russo

Direção técnica: Laura Salerno e Cauê Gouveia

Técnico de luz: Fellipe Oliveira e Léo Sousa

Técnico de som: Aratan Brasil

Cenotécnico: Eduardo Joly

Técnico assistente: Matias Ivan Arce

Assistência de produção: Morgana Olívia Manfrim

Produção: Improvável Produções

Coprodução: Julidans, CCN de Caen en Normandie dans le cadre de l’Accueil-studio, Sítio Canto da Sabiá e Something Great

Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, O Rumo do Fumo e Retomada Cultural RJ 2/ Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Difusão internacional: Something Great

Serviço

3 contra 2 Psico Trópicos

Dias: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de junho, terças, quartas, e quintas, às 20h.

Duração: 90 minutos

Local: Teatro Paulo Autran

Classificação: 18 anos

Ingressos: R$ 40 (inteira); R$ 20 (meia) e R$ 12 (credencial plena)

Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h.

Crédito foto: Renato Mangolin

Deixe uma resposta