Aula acontece no sábado, dia 22 de junho, das 13h às 15h
O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, em parceria com o Instituto UniDown, entidade dedicada à inclusão social de pessoas com Síndrome de Down (T21), promove no próximo sábado, dia 22 de junho, das 13h às 15h, uma aula de gastronomia inclusiva.
Sob orientação do Chef Alessandro Segato, a oficina ensinará a preparar duas receitas deliciosas. A participação é aberta ao público e não é necessário inscrição prévia.
O evento faz parte do projeto UniChef UniDown, uma iniciativa do Instituto UniDown, fundado por Márcio Berti em 2006, que foi pioneiro ao criar a primeira escola de gastronomia para pessoas com Síndrome de Down, com o objetivo de capacitá-las para o mercado de trabalho e promover sua autonomia e independência. Hoje, após 18 anos de experiência em programas sociais, oferece de forma gratuita mais de 10 atividades e cursos para pessoas com Síndrome de Down.
O evento tem apoio da Lapapel, Goodfruitoficial, Moinho Anaconda, Piracanjuba, Nespresso e Agar.
Serviço:
Unichef UniDown
Quando: 22 de junho, das 13h às 15h
Local: Mercadão – Espaço de Gastronomia e Cultura
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Mais informações: https://www.institutounidown.com.br/
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h.Link site: https://www.institutounidown.com.br/
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.