A escolha de cada ingrediente, a medida certa, combinações diferentes e até o modo de armazenamento são fatores que geram dúvidas na hora de cozinhar
Aquele gostinho de comida fresquinha e feita em casa vem, muitas vezes, do uso de temperos que tornam o prato ainda mais especial. Mas, você sabia que um tempero comprado na embalagem é também natural? Além da conveniência de comprar já pronto para uso, os ingredientes são seguros e cuidadosamente selecionados, sem aditivos artificiais. Os condimentos naturais embalados e disponíveis nas gôndolas do supermercado oferecem diversos benefícios.
Considerados como temperos ‘secos’, eles são aliados poderosos na gastronomia para transformar pratos simples em refeições saborosas. No entanto, há pessoas que se intimidam na hora de usar os temperos naturais já embalados, pensando que é preciso ter habilidades especiais ou conhecimento avançado. A verdade é que usar esses condimentos pode ser muito fácil e versátil na rotina diária.
A Kitano, líder nacional no segmento de ervas e especiarias, com um portfólio completo contendo mais de 30 tipos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais, destaca algumas dicas para descomplicar o uso desses ingredientes incríveis e essenciais para quem gosta de preparar receitas práticas, saborosas e cheia de personalidade.
1. Escolha os temperos certos
Tenha um mix de temperos com características diferenciadas que vão agregar um toque especial às receitas. Escolha ervas e especiarias para potencializar o sabor das refeições, como o orégano, a pimenta-do-reino, o cominho, o açafrão-da-terra, a canela ou o cravo-da-índia, ingredientes encontrados no portfólio da Kitano.
2. Medidas / proporções
Para não exagerar ou tornar a receita sem sabor, recomenda-se dosar o uso dos temperos. Portanto, começar com uma pitada ou uma colher de chá é uma forma de ajustar o sabor conforme a preferência, pois as ervas e especiarias apresentam características distintas. O orégano, por exemplo, é um clássico da culinária, especialmente em pratos mediterrâneos, ressaltando sabor intenso e aromático em diversos tipos de preparações.
3. Permita fazer combinações entre temperos
Use sua intuição para criar combinações únicas de temperos e personalizar ainda mais a experiência gastronômica. Misturar chimichurri com pimenta-do-reino pode realçar o sabor de carnes grelhadas, enquanto o açafrão-da-terra combinado com cominho é ideal para pratos à base arroz. A canela e o cravo-da-índia são excelentes exemplos de versatilidade, sendo especiarias usadas tanto em receitas doces como salgadas também.
4. Tempo para adicionar os temperos
A hora certa para adicionar temperos pode influenciar no resultado. O orégano e a pimenta-do-reino podem ser incluídos no início do cozimento para que seus sabores se integrem aos ingredientes.
5. Armazene corretamente
Para preservar as características sensoriais dos temperos naturais, o armazenamento adequado é essencial. As embalagens de alguns temperos da Kitano contam com um sistema de abertura e fechamento e isso contribui para a conservação do aroma e do frescor dos ingredientes por mais tempo. Além de garantir a qualidade, esse formato também ajuda a manter os ingredientes organizados e prontos para uso.
6. Inove com praticidade
É possível variar e inovar no uso do alho e da cebola na cozinha ao optar pelo formato granulado, pois oferecem uma forma prática de temperar carnes, legumes e molhos, sem a necessidade de descascar e picar, evitando odor as mãos. Com sabor e aroma marcantes, esses ingredientes são perfeitos para realçar saladas, arroz, feijão, brócolis e legumes refogados
Para mais saber mais dicas e receitas culinárias, acompanhe o perfil da kitano.brasil no Instagram ou acesse o site da Kitano.

