Com correalização do Museu da Pessoa, iniciativa apresenta histórias de vida contadas no formato de literatura de cordel e ainda conta com cabine interativa para o registro de depoimentos
Será aberta ao público no dia 2 de novembro Vidas em Cordel, a nova mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Com correalização do Museu da Pessoa, a mostra vai apresentar histórias de vida contadas no formato de literatura de cordel. São biografias de nomes consagrados da cultura brasileira, como o escritor e líder indígena Ailton Krenak, e também de pessoas comuns. Entre elas, figuras emblemáticas do território da Luz, onde o Museu está localizado. Além disso, o projeto contará com uma cabine interativa, onde os visitantes poderão gravar depoimentos – as histórias compartilhadas são incluídas automaticamente no acervo do Museu da Pessoa.
A curadoria é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.
Vidas em Cordel estará montada no Saguão B e poderá ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita para todos os públicos.
A mostra temporária Vidas em Cordel, uma correalização com o Museu da Pessoa, integra a Temporada 2024 do Museu da Língua Portuguesa, que conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SERVIÇO
Mostra temporária Vidas em Cordel
De 2 de novembro a fevereiro de 2025
De terça a domingo, das 10h às 17h
No Saguão B
Grátis
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SOBRE O MUSEU DA PESSOA
O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos.

