Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Mercadão recebe alunos da FAAP em programa de visita guiada

Iniciativa da concessionária Mercado SP tem como objetivo fomentar e divulgar o restauro do Mercadão e do Kinjo Yamato para estudantes de Arquitetura

A Mercado SP, concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano – o Mercadão -, e o Mercado Kinjo Yamato, em parceria com o Escritório de Arquitetura Ambiência, promovem na próxima quarta-feira, 16 de outubro, mais uma edição da Visita Guiada ao Programa de Intervenção (Restauro) nos Patrimônios Históricos Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e Mercado Kinjo Yamato, dessa vez com alunos do curso de Arquitetura da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). 

A programação inicia com uma aula teórica no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão, conduzida pela arquiteta Ana Marta Ditolvo e sua equipe do Escritório de Arquitetura Ambiência. Após a aula, os alunos farão a visitas guiadas aos mercados, permitindo uma imersão prática no processo de restauro dos históricos edifícios. 

O projeto foi idealizado pelos membros do conselho da Mercado SP com o intuito de estreitar o relacionamento entre a Mercado SP e instituições de ensino, oferecendo aos estudantes uma oportunidade prática de aprendizado sobre restauro e arquitetura. O evento é parte das atividades extracurriculares promovidas para enriquecer a formação dos futuros profissionais da área. 

“Além de aspectos técnicos e artísticos, é fundamental para o estudante de Arquitetura conhecer a história. Com essa iniciativa, queremos não apenas ensinar, mas inspirar as futuras gerações a cuidar e valorizar os edifícios que contam a história da nossa cidade”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP. 

Universidades interessadas em participar do projeto de Visita Guiada ao Restauro Mercadão e Kinjo Yamato podem entrar em contato pelo e-mail: mgoulart@mercadospspe.com.br 

Sobre Ana Marta Ditolvo 
Ana Marta Ditolvo é Arquiteta e Urbanista pela FAAP, especialista em Restauro de Edifícios, Projeto de Restauração: Patrimônio Histórico, Mestre em Artes Visuais e Arquitetura pela Unicamp e Membro do ICOMOS/UNESCO (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Brasil). Docente pelo Centro Universitário FAAP no curso de Arquitetura e Urbanismo e no curso de extensão em Preservação do Patrimônio Arquitetônico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É proprietária da empresa Ambiência Arquitetura e Restauro. 

Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.  

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.  
 
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato  
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.  

Sair da versão mobile