Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Projeto Musicaria chega ao segundo mês com shows de MPB

O Alvenaria Espaço Cultural chega ao seu segundo mês do projeto Musicaria Visibilidade. Com shows todas às quintas-feiras de setembro, o local  recebe os shows das bandas: Natália Carreira, no dia 4 de setembro; Samira Chamma, dia 11 de setembro; Bicho Solto, no dia 18 de setembro e fechando a programação do mês a banda Maicá, dia 25, por coincidência todas as apresentações têm em comum a MPB. Os shows começam sempre às 20h30.

O primeiro mês foi um sucesso, como aponta uma das curadoras do espaço, Bia Toledo: “O saldo que temos é muito positivo deste primeiro mês de show do Musicaria Visibilidade. As bandas estão super felizes com esse material que está sendo feito pelo fotógrafo João Valério e as gravações que estão da FVFIlmes sob o comando da Nara Ferriani e do André Bicudo. Os próximos shows prometem ser tão lindos quanto os agosto”.

O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc o que tornou possível que o espaço oferecesse uma ajuda de custo no valor de R$ 400 para cada apresentação, fotos, vídeo ao vivo e assessoria de imprensa profissionais. Além da apresentação no Alvenaria. Todos os shows também acontecem no sistema pague quanto puder e toda a verba arrecada segue diretamente para a banda em questão. Para quem quiser conhecer todas as bandas do projeto, pode conferir a playlist no Spotify organizada por Bia Toledo Tati Bueno, as curadoras do projeto e sócias no Alvenaria.

Iniciado em 2018, juntamente com o Alvenaria Espaço Cultural, o projeto Musicaria já recebeu mais de 150 shows de nomes como  Jéssica Areias, Dessa Brandão, André Abujamra, Joe Abujamra, Theo Werneck, Talita Avelino, Chico Salem, Felipe Antunes e muitos outros. Esta edição conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fomento CULTSP, dentro do projeto de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais do #ProAC2024.

Mais sobre as bandas

Natália Carreira. Foto: Anne Santos/Divulgação

Natália Carreira

Natália Carreira é cantora, compositora, produtora, multi-instrumentista e artista visual de formação. A brasiliense de 28 anos iniciou sua trajetória na música em 2017 com o lançamento do seu primeiro EP Pertencer, gravado de maneira independente e intimista, logo após o lançamento de seu primeiro sucesso “Geminiana”, que alcançou mais de 900 mil visualizações orgânicas nas redes. No show, ela se apresenta em formato solo, voz e guitarra revisita faixas de seu repertório autoral, incluindo o EP ANTIPÁTICA e o álbum mar calmo (nunca fez bom marinheiro).  Definindo sua sonoridade como MTB (Música Triste Brasileira) — ou até mesmo Música Triste Sapatão — Natália une elementos de MPB, lo-fi e pop rock em narrativas de amor e coração partido entre mulheres.

Samira Chamma. Foto: João Valério/Divulgação

Samira Chamma

Samira Chamma é cantora e compositora que entrelaça palavra e melodia, fazendo da canção um espaço de sensibilidade. Desde a pandemia, tem levado aos palcos um repertório autoral que atravessa a MPB, o samba e outros ritmos brasileiros com delicadeza e intensidade. Suas músicas, guiadas principalmente pela letra, transitam entre a escuta do mundo e a investigação de si. Em 2024, estreou o show “Estou Viva” — semente de seu primeiro disco, prestes a ser lançado. Em formato intimista Samira convida o público a um mergulho interno, numa jornada marcada por medos, desejos, escolhas e reconexões. As canções atravessam o vasto universo da MPB.

Bicho Solto. Foto: João Valério/Divulgação

Bicho Solto

O show da Bicho Solto apresenta músicas autorais em um formato cênico, com falas que conectam as canções e ajudam a contar uma história dividida em atos. Com três vocalistas e músicos ao vivo, a apresentação mistura performance, narrativa e experimentações sonoras, criando uma experiência envolvente para o público. O grupo transita entre a nova MPB, o indie, o pop e elementos da música brasileira contemporânea, criando um som que mistura leveza, profundidade e liberdade criativa.

Duo Maicá. Foto: João Valério/Divulgação

Maicá

“Entre sons e afetos: vozes que atravessam o tempo” é o show que o duo Maicá formado em 2023. Com canções autorais e releituras da música brasileira, o espetáculo propõe uma travessia sensível por memórias, paisagens e afetos que ecoam entre o campo e a cidade. No palco, Cammi canta e toca violão. Ao seu lado, Mari Bezerra interpreta, canta e compartilha memórias, ampliando a experiência em uma troca singular com o público — onde cada canção se transforma em encontro. 

Mais sobre o Alvenaria Espaço Cultural

Em junho de 2013 fundamos a produtora cultural Clube do Mecenas onde realizamos diversas produções e projetos de curadoria. Em dezembro do mesmo ano, nasce o “Núcleo Alvenaria de Teatro”. Em 2017, vem a necessidade de um espaço para a realização de projetos e nasce o Clubinho, ocupando uma sala de 30m² em cima de uma loja de artesanato em Pinheiros. Neste período, percebe-se o grande número de pessoas com projetos e cursos para oferecer e em abril de 2018 inaugura-se o Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo em uma casa maior com 2 salas de apresentações e ensaios, um espaço para os shows e um quintal de convivência. Trazendo como mote um esquema de parceria e porcentagem, onde ou os artistas trocam com permuta ou pagam uma porcentagem dos cursos, independentemente do número de alunos que tenham. Foi com mutirões que a casa foi limpa a reformada e segue em pleno funcionamento: quarta de 17h às 23h; quinta, sexta e sábado, das 17h às 23h30.

“Procuramos por um ano até achar essa casa onde estamos hoje. Mesmo sendo em Perdizes, foi o aluguel mais barato que encontramos. De lá pra cá já se passaram 7 anos — sendo que dois deles ficamos fechadas ao público por causa da pandemia. Mas seguimos ativas, com apoio da Lei Aldir Blanc, realizando nossos projetos e também recebendo artistas parceiros que movimentaram a casa mesmo com a porta fechada. São 7 anos de resistência. Nem sempre é fácil, a busca pela sustentabilidade é constante, até porque não somos um bar de música convencional. Mas seguimos, com muito afeto e parceria envolvida. Hoje recebemos cerca de 200 pessoas por semana, e só o Musicaria já realizou mais de 150 shows. A casa comporta até 60 pessoas por noite”, explica Tati Bueno.

Além do Musicaria, o Alvenaria Espaço Cultural também abriga o “Curtaria”, um festival de Curta Metragem, o “Dramaturgia na Mesa” de leituras dramáticas, e em agosto começa o “Clube do Livro” em parceira com a Editora Garoupa focando livros que entrelaçam música e literatura. “A casa não tem uma fórmula, tem um fluxo”, comenta Bia Toledo.

Serviço:

Projeto Musicaria Visibilidade 2025

Local: Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes)

Horário: A partir das 18h, com show sempre às 20h30

Ingressos: Pague quanto puder

Não recomendado para menores de 18 anos.

Setembro

Shows com:

04/09 – Natália Carreira

11/09 – Samira Chamma

18/09 – Bicho Solto

25/09 – Maicá

Sair da versão mobile