Neste mês de janeiro, o Parque Horto Florestal, gerido pela Urbia, torna-se o destino principal para quem busca lazer, cultura e conexão com a natureza. Com uma agenda diversificada de atividades gratuitas para as crianças aproveitarem as férias, o destaque fica para o aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo, celebrado com a exibição inédita do premiado filme nacional “É Tempo de Amoras”.
Cinema e História no Aniversário de SP
No dia 25 de janeiro, das 15h às 17h, o Museu Florestal Octávio Vecchi será palco de uma sessão especial do filme “É Tempo de Amoras”. A produção, que já conquistou prêmios em festivais internacionais, possui um vínculo afetivo com o local: diversas cenas foram rodadas no próprio Horto Florestal, no Parque Estadual da Cantareira e em outros pontos da Zona Norte.
O evento contará com a presença da diretora e roteirista Anahí Borges para um bate-papo com o público. Além da exibição, os visitantes participarão de um tour exclusivo pelos espaços do Museu que serviram de cenário para o longa-metragem. Link para inscrição aqui.
Conexão com a Natureza e Fotografia
Em 18 de janeiro, a partir das 9h da manhã, o parque recebe a primeira edição da Oficina de Fotografia na Natureza. Conduzida pelo fotógrafo André Rosa, a formação terá 4 horas de duração, unindo teoria e prática. A oficina é uma atividade paga, aberta a todos os públicos, desde amadores com celular até entusiastas com câmeras profissionais, explorando as paisagens icônicas do Horto. Link para inscrição aqui.
Lixúria: o lixo é o bicho – Busão das Artes e Meio Ambiente
O projeto conduzido por uma produtora parceira e o Busão das Artes – galeria itinerante de arte, ciência e meio ambiente – propõe uma nova forma de olhar para o lixo: não como resíduo, mas como potência criativa, social e econômica. A exposição que transforma um caminhão baú espelhado em galeria de arte e centro de educação ambiental passou por diversos estados do Brasil em 2025 e começa 2026 no Horto Florestal. A atração estará à disposição dos visitantes de 10 a 25 de janeiro, das 10h às 17h, no final da Alameda Gastronômica, com entrada pelo Portão 4.
Horto para Crianças
O parque promove também em janeiro a atividade “Horto para Crianças”, que acontecerá nos dias 10, 14, 21 e 24, com visitas guiadas gratuitas voltadas a crianças de 6 a 10 anos. A proposta é apresentar o Horto de forma lúdica, explorando a biodiversidade da fauna e da flora, as cores do ambiente natural e as possibilidades de brincadeiras e atividades ao ar livre, sempre com acompanhamento do time educativo. A iniciativa é gratuita, tem 45 minutos de duração e acontecerá sempre às 15h, com ponto de encontro no Centro de Visitantes do Horto Florestal. Link para inscrição aqui.
Férias no Horto: Atividades Infantis
Para agitar o recesso escolar, de 10 de janeiro a 1 de fevereiro, o parque oferece uma maratona de atividades gratuitas para as crianças, incluindo:
- Aulas de Dança Infantil: Sábados (dias 10, 17, 24 e 31) às 12h; Domingos (dias 11, 18, 25/01 e 01/02) às 11h30.
- Capoeira para Crianças: Domingos (dias 11, 18, 25/01 e 01/02) das 09h às 09h30.
Oficinas e atividades no Parque da Família (das 13h às 15h):
- Oficinas: Slime (dias 12 e 20), Origami (dia 14) e Arte (dia 19);
- Pintura facial (dias 10 e 16) e Gincana (dia 13);
- Interação com palhaços (dia 15) e personagens (dia 17).
Recreio nas Férias
O Horto Florestal também receberá o programa “Recreio nas Férias”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A iniciativa acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro em sete parques sob a gestão da Urbia (Horto Florestal, Ibirapuera, Eucaliptos, Lajeado, Tenente Faria Lima, Jardim Felicidade e Jacintho Alberto), com o tema “Brincar e Imaginar”. Cerca de 450 alunos de CEUs e CECIs participarão de oficinas, circuitos ambientais e sessões no Planetário. A ação, totalmente gratuita, promove aprendizado e lazer para estudantes e agentes da rede pública de ensino.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

