Com entrada gratuita, a mostra propõe uma experiência transensorial que integra arte, tecnologia, memória e acessibilidade
O Museu da Energia de São Paulo, espaço cultural da Fundação Energia e Saneamento (FES), recebe a partir de quinta-feira, 15 de janeiro, a exposição internacional “Transeuntis Mundi – Deriva 033: Terras Incognitas”, projeto imersivo premiado e já vivenciado por mais de 100 mil pessoas em cidades como Nova York, Londres e Rio de Janeiro.
Com entrada gratuita, a mostra propõe uma experiência transensorial que integra arte, tecnologia, memória e acessibilidade, reunindo realidade virtual e aumentada, instalações sonoras, projeções audiovisuais, fotografia, poesia e ambientes interativos. O projeto é assinado pelos artistas e pesquisadores Cândida Borges (Brasil) e Gabriel Mario Vélez (Colômbia).
A programação de abertura acontece entre 15 e 17 de janeiro, com destaque para o concerto performático de abertura, no sábado (17), às 15h, que combina arte visual, música e inteligência artificial em uma apresentação ao vivo.
A exposição integra a programação cultural da Fundação Energia e Saneamento (FES) e reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura, incluindo recursos de acessibilidade, atividades educativas e ações voltadas a educadores.
Serviço
- Exposição Transeuntis Mundi – Deriva 033: Terras Incognitas
- Período de exibição: 15/01 a 14/02 de 2026
- Abertura ao público: 15/01 às 12h
- Concerto perfomático: 17/01 às 15h
- Workshop para professores: 16/01, às 10h, com intérprete de Libras. Inscrições pelo site abaixo.
- Visitas guiadas acessíveis: Todas as quintas-feiras, às 10h30, com intérprete de Libras- mediante inscrição pelo site.
- Local: Museu da Energia de São Paulo
- Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos – São Paulo (SP)
- Funcionamento: Quinta a sábado, das 10h às 17h (última entrada às 16h30)
- Entrada: Gratuita
- Mais informações e inscrições: www.instituto.transeuntismundi.com/saopaulo2026
- Contato: saopaulo@museudaenergia.org.br
- Visitação online: www.transeuntismundi.com/webderiva033
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras.
A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Museu da Energia
YouTube: Museu da Energia
LinkedIn: Fundação Energia e Saneamento

