Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Um dos festivais italianos mais querido do Brasil,  Mangiare Italiafest, está de volta a Guarulhos

A festa  celebra a cultura e a gastronomia da Itália com atrações para toda a família e inicia sua turnê em 2026  com a presença de grandes Chefs.

 

Mangiare Italiafest está de volta ao  Parque Shopping Maia entre os dias 06 e 08 de março das 12h às 22h com entrada gratuita.Uma viagem  pelos sabores, cores e tradições de um dos países mais amados do mundo. Assim é o MangiareItaliafest, festival italiano idealizado pelo chef Adan Garcia em parceria com a Focus Produções e Eventos. Muito mais do que um festival gastronômico, o evento é uma celebração da cultura italiana em sua forma mais autêntica e vibrante. 

Com chancela da FIC Brasile (Federazione Italiana Cuochi, no Brasil) e apoio de embaixadas, consulados, associações culturais e comunidades italianas migrantes, o projeto tem como missão compartilhar as ricas manifestações culturais da Itália com o público brasileiro. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas em um evento plural, interativo e inesquecível.

A tradicional Pisa da Uva, símbolo da colheita e produção artesanal de vinho; o Tombo da Polenta; muita dança folclórica, com o Grupo Stella Bianca, com figurinos luxuosos e performance assinada pelo Balé da Banda Matrix e grande elenco, estão na agenda. Na trilha sonora quem comanda a festa são Fred Rovella, Tenor Mardoqueu Borghese e convidados.

Para os apaixonados por gastronomia, o evento reserva um capítulo à parte mostrando á verdadeira culinária italiana com pratos  típicos de várias regiões da Itália, preparados por chefs da FIC Brasile, a maior federação de cozinheiros italianos fora da Itália. Massas, pizzas, risotos e sobremesas clássicas serão servidos em tendas temáticas que fazem o visitante se sentir em plena Toscana, Sicília ou Lombardia. 

Estão confirmados os chefs Roberto Ravioli que estará representando Emilia Romagna com Lasanha e Ravioli, Chef Kauane Campos com carbonara, amatriciana, caccio e peppe, chef Henrique, do restaurante Bella Porchetta, levará sua Porchetta Romana, de Lazio., Chef João di Zucca com gnhocci.  E ainda nesta edição a Chef Adriana Bernardes representará a cultura  imigrante italiana trazendo o prato frango frito com polenta.  Serão mais de 20 estações.

E, para quem quer aprender fazendo, o festival oferecerá workshops gratuitos com os chefs da Federação Italiana, abordando temas como pizzas artesanais, massas frescas e risotos, com até 20 participantes por aula.

Para o chef e idealizador Adan Garcia, que soma 28 anos de experiência em gastronomia e é mestre na condução de grandes eventos temáticos pelo Brasil, o Mangiare Italiafest é um sonho antigo que une paixão, origem e propósito.

O festival também é um convite à descoberta: oficinas de idioma, palestras sobre turismo e cultura, exposições de carros e motos italianas, feira de produtos típicos, artesanato, apresentações folclóricas, concursos e sorteios fazem parte da programação. As crianças não ficam de fora: há um espaço lúdico com brinquedos, pintura facial e atividades monitoradas. O festival ainda conta com uma programação musical.

 

SERVIÇO
Mangiare Italiafest

Onde: no estacionamento do Parque Shopping Maia

Quando:  De 06 a 08 de março

Horário: Das 12h às 23h

Entrada gratuita

Mais informações: @mangiarefestivalitaliano

 

Sair da versão mobile