Sem categoria

3/2 – CARNAVAL – Alceu Valença lidera bloco Bicho Maluco Beleza em São Paulo

Com a proposta de ocupar e transformar as ruas em um grande espaço de celebração popular, o coletivo Pipoca produz a quarta edição do já tradicional desfile do bloco do pernambucano em São Paulo

Alceu Valença comanda o bloco Bicho Maluco Beleza durante o carnaval de rua de São Paulo neste sábado, 03 de fevereiro, a partir de 14h30.  Pelo quarto ano consecutivo, o desfile, que tem produção do coletivo Pipoca, traz o melhor do carnaval pernambucano em um show repleto de frevos, maracatus e cirandas pelas ruas da capital paulista.

Na voz de Alceu, canções que fazem da folia pernambucana o maior carnaval de rua do país aportam no crescente carnaval popular da capital paulista. O repertório traz frevos como “Bicho Maluco Beleza”, “Me Segura Que Senão Eu Caio”, “Beijando a Flora”, “Frevo da Lua”, “Bom Demais”, “Vampira”, “Diabo Louro” e “Roda e Avisa”, além de “Voltei Recife” e “Hino do Elefante”, entre outros hits.

 

E se os grandes sucessos da carreira de Alceu não podem ficar de fora, “Tropicana” ganha versão frevo, “Anunciação” acentua a influência do afoxé, e “Belle de Jour” adquire contornos de ciranda. Gêneros musicais foliões que dividem espaço com o frevo na folia pernambucana marcam presença em “Maracatu” e nas cirandas “Ciranda da Rosa Vermelha”, “Ciranda da Traição” e “Ciranda da Rosa Vermelha”.

 

Alceu comenta com bom humor sua relação com o carnaval: “Só comecei mesmo a cantar frevo nos anos 80, incentivado pelo meu parceiro Carlos Fernando. Fizemos vários frevos para o projeto “Asas da América”, no qual eu cantava músicas como “Homem da Meia Noite” e “Voltei Recife”. Aprendi a lição de Jackson do Pandeiro, que dizia: para cantar frevo, tem que ter queixada!”.

 

O compositor gravou o DVD “Ao Vivo no Marco Zero”, em que promoveu um verdadeiro carnaval fora de época no centro do Recife: “O carnaval exerceu um grande impacto sobre mim logo que me mudei ainda menino para Recife. Lá eu conheci o maestro Nelson Ferreira, um dos maiores compositores do frevo, que era nosso vizinho. Ficava fascinado com os blocos de frevo e maracatu, um universo que se apresentava além das coisas que eu conhecia do sertão” – diz o cantor.

 

No trio paulistano, Alceu apresenta-se ao lado dos músicos Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cássio Cunha (bateria). Chegou a hora de cantar aquele refrão típico do carnaval do Recife, e, agora, cada vez mais também de Sampa: “frevooooo!”.

 

Além do bloco Bicho Maluco Beleza, o coletivo Pipoca produz atrações no carnaval de rua de São Paulo como Elba Ramalho com o bloco Frevo Mulher (03/02), Monobloco (04/02), Navio Pirada do Baiana System (17/02) e Orquestra Voadora (18/02). A expectativa é de superar 500 mil foliões na região do Parque Ibirapuera.

 

SERVIÇO:

Dia 03/02 (sábado)

Concentração: 13h30

Saída do bloco Bicho Maluco Beleza: 14h30

Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco, na região do Parque do Ibirapuera.

Grátis

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.