Guarulhos e Pinacoteca firmam parceria para exibição de obra de Tarsila do Amaral

Cidade

A Prefeitura de Guarulhos e a Pinacoteca do Estado de São Paulo firmaram parceria para exibição da obra “Retrato do Padre Bento”, da modernista Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas brasileiras do sec. XX. Após passar por processo de restauração, o quadro vai se juntar a outras obras da modernista que compõem o acervo da Pinacoteca e estará disponível para visitação do público no final de novembro.

“Retrato do Padre Bento” ficará sob responsabilidade da Pinacoteca por um prazo inicial de três anos. O termo de comodato foi assinado pelo prefeito Guti e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, no último dia 3 de outubro. Na tarde desta segunda-feira (14), a obra foi retirada do Paço Municipal, no Bom Clima, pela equipe técnica da Pinacoteca, ação que foi acompanhada por Guti e pelos secretários de Cultura, Vitor Souza, e de Justiça, Airton Trevisan.

Óleo sobre tela, com dimensões de 880 cm x 105 cm, “Retrato do Padre Bento” foi produzida em 1931 como homenagem de Tarsila ao sacerdote pelos serviços prestados aos portadores de hanseníase em Guarulhos. O quadro foi doado ao sanatório que funcionava no Jardim Tranquilidade e levava o nome do missionário.

Posterior ao período da Semana de Arte Moderna, em 1922, muito embora não tenha a mesma força artística e pictórica das demais obras da modernista, o quadro representa uma figura bastante forte no município de Guarulhos, a do Padre Bento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.