Dicas

MEE e Ristorante Hotel Cipriani, do Belmond Copacabana Palace, são premiados com uma estrela Michelin

Setembro 2020 – O Belmond Copacabana Palace, localizado no Rio de Janeiro, é o único hotel do país a ter dois restaurantes consagrados com uma estrela Michelin. O fato inédito na história da hotelaria brasileira aconteceu, pela primeira vez, em 2019. Este ano, a história se repete, e o Copa, que completou 97 anos em agosto, mantém o posto de maior destino gastronômico da cidade. Além do Copa, a lista de estrelados do grupo Belmond inclui os hotéis Belmond Le Manoir Aux Quat’Saisons, no Reino Unido, com duas estrelas; o Belmond Hotel Cipriani, em Veneza, com uma estrela; e o Belmond Reids Palace, em Portugal, também com uma estrela.

O MEE conquista pelo sexto ano consecutivo o posto de único restaurante pan-asiático do Rio de Janeiro a ostentar uma estrela Michelin e o italiano Ristorante Hotel Cipriani, recebe, pela segunda vez, a almejada estrela Michelin.

O menu do MEE é uma verdadeira viagem pela gastronomia asiática, com opções de pratos da cozinha tailandesa, coreana, vietnamita, chinesa e japonesa. Além das mesas do salão, o restaurante também possui um sushi bar, que serve apenas pratos frios, inspirado nos tradicionais sushi bares japoneses. No menu tradicional do restaurante, destaque para os pedidos carros-chefe da casa: SashiMee, 10 fatias de peixes variados do dia; e o Hong Kong Prawns, camarões com nozes caramelizadas.

O Ristorante Hotel Cipriani é liderado pelo chef italiano Aniello Cassese e pela head chef Barbara Duarte. Conhecido como Nello, o chef veio da Toscana e chegou ao restaurante em novembro de 2016, desde então, realiza um trabalho minucioso de pesquisa de ingredientes e busca pelos melhores produtos do mercado. Além do trabalho no Cipriani, Nello é hoje chef executivo do Copa e responde por todas as operações gastronômicas do hotel.

“Ganhar uma estrela Michelin, considerada o Oscar da gastronomia, tem um significado enorme. Muitos chefs, assim como eu, têm esse objetivo na vida profissional, almejam esse reconhecimento. Claro que essa caminhada não é fácil, é um longo processo no qual o restaurante e o chef precisam mostrar consistência. Além disso, outros pontos como combinação de sabores e texturas, o serviço bem executado no salão, a harmonização dos vinhos, etc, também contribuem para o resultado final. É, verdadeiramente, um trabalho em equipe, realizado de forma incansável e consistente, dia após dia”, revela o chef.

Antes de aceitar o convite de trabalhar no Ristorante Hotel Cipriani do Rio, Nello acumulou ampla experiência com o chef inglês Gordon Ramsay, com quem trabalhou desde 2008, passando por diversos restaurantes. O ex chef-executivo do restaurante de Gordon Ramsay no Hotel Castel Monastero, em Siena, se destaca na elaboração de pratos da culinária do sul da Itália, lugar onde nasceu. “As receitas do Cipriani traduzem a real cozinha italiana, com seus aromas e sabores incríveis. Fiz questão de dar o meu toque em cada um dos pratos, de criar uma roupagem mais moderna. É muita honra ter esse trabalho reconhecido pelo guia Michelin”, comemora Nello Cassese.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.