Pediatra ensina receita tradicional e saudável para o Natal

Receitas

A rabanada não pode faltar na mesa de muitos brasileiros. Alimento pode ser funcional e menos calórico sem abrir mão do sabor

A ceia de Natal costuma ser repleta de alimentos tradicionais que alegram o paladar, enchem a barriga e ainda trazem aquele quentinho no coração, como só as refeições entre pessoas queridas é capaz de trazer.

No entanto, a maioria dos alimentos servidos no período tende a ser altamente calórica, sem contar alimentos que são comprados prontos, industrializados.

“Infelizmente, por conta da correria do dia a dia, muitas crianças provavelmente não terão uma memória afetiva forte da infância”, alerta a pediatra Dra. Flávia Oliveira, da Liga da Cozinha Afetiva, que destaca que ao preparar uma refeição, você está doando seu tempo e disposição ao outro, o que dá ao prato um outro significado.

E é aí que surge a comfort food, a comida que “nos abraça e leva nossas mentes às memórias afetivas, nos acalmando”. Cada pessoa tem a sua comfort food preferida, segundo Dra. Flávia. E os pratos não precisam ser elaborados, pelo contrário, a maioria é simples e básica.

“O fim do ano remete a uma quebra da rotina – algo essencial para a saúde física e mental. Em um ano difícil como este que estamos vivendo, nunca se discutiu tanto sobre estilo de vida, saúde e imunidade – e isso passa diretamente pela alimentação”, alerta a pediatra.

Que tal, neste fim de ano, começar a preparar refeições com as crianças e, para o Natal, fazer uma rabanada mais saudável, criando uma tradição saudável e pessoal?

RABANADA ASSADA

por Dra. Flávia Oliveira Pediatra da Liga da Cozinha Afetiva

Ingredientes
8 fatias de pão integral de fermentação natural2 ovos grandes1 xícara (chá) de leite de coco2 colheres (sopa) rasas de açúcar demerara1 colher (chá) de essência natural baunilha

Modo de fazer
Bata os ovos e adicione o leite de coco, a essência e o açúcar. Molhe as fatias de pão nesta mistura e disponha em forma forrada com papel-manteiga. Leve ao forno 180°C Derrame o restante do líquido por cima do pão e asse por 15 a 20 minutos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.