Ícone do site www.qtemprahj.com.br

Então é Natal: aprenda a preparar receitas com os sabores típicos da festa!

De entrada a sobremesa, chefs ensinam o passo a passo para fazer bonito na hora da ceia!

O clima e a magia do Natal estão no ar! Com as chegadas das festas de fim de ano também vem a pergunta: o que eu vou fazer para tornar a hora da ceia mais especial? Pensando nisso, chefs e estabelecimentos ensinam o passo a passo de receitas fáceis e deliciosas, que vão agradar todos os paladares. Confira:



CAPONATA DE BERINJELA

Receita por Pitada Natural

Foto: Isadora Silveira

INGREDIENTES:

-800g de berinjela

– Suco de 1 limão

– 300g de cebola em cortadas em meia lua

– 180g de pimentão vermelho

– 180g de pimentão amarelo

– 180g de pimentão verde

– 80g de azeitonas verdes picadas

– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

– 50ml de vinagre de maçã

– 2 colheres de sopa de Sal com Alho

– 180g de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

1. Higienize bem todos os legumes da receita. Corte a berinjela em fatias no sentido do comprimento e depois em tiras menores no outro sentido, de aproximadamente 1cm de espessura;

2. Disponha em uma vasilha em grande para temperar e esprema o limão por cima;

3. Corte os pimentões em tiras finas e adicione juntamente com a cebola, as azeitonas, temperos, azeite e vinagre. Misture tudo muito bem;

4. Pré-aqueça o forno de 210 a 230 graus (depende do forno). Leve para assar de 45 a 60 minutos ou até estar com a berinjela bem macia quase desmanchando;

5. Retire do forno, aguarde esfriar e deposite em um pote com tampa hermética para conservar. Deixe na geladeira. Sirva com pães, torradinhas, como acompanhamento nas refeições, ou como preferir!

RENDIMENTO: 10 porções de 110g


QUICHE DE ABÓBRINHA

Receita por Pitada Natural

Foto: Isadora Silveira

INGREDIENTES MASSA:

– 250g de farinha de aveia

– 2 ovos

– 60g de manteiga

– 1 colher (chá) de Sal com Ervas

– 2 colheres (sopa) de água

INGREDIENTES RECHEIO:

– 2 ovos

– 200g de creme de ricota

– 1 colher (sopa) Sal com Ervas

– 60g de cebola roxa

– 150g de tomate cereja

– 250g de abobrinha

– 50g de Granola Salgada

MODO DE PREPARO:

1. Prepare a massa misturando todos os ingredientes em uma vasilha. Comece misturando com uma colher, mas logo em seguida vai com as mãos, até ficar uma massa lisa e fácil de modelar;

2. Forre o fundo e as paredes de uma forma untada de 22cm de diâmetro (de preferência de fundo removível) com a massa, faça furinhos no fundo com um garfo e leve para assar brevemente no forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos;

3. Prepare o recheio higienizando todos os legumes. Em outra tigela bata os dois ovos com o creme de ricota com um fuê ou garfo. Adicione a cebola cortada em meias luas, os tomates ao meio e a abobrinha em cubos médios. Coloque o Sal com Ervas Pitada Natural e misture tudo;

4. Retire a massa do forno e já coloque a mistura do recheio dentro, retornando ao forno por 30 minutos. Assim que estiver pronta, retire e cubra ela com a Granola Salgada para um toque especial de crocância! Pode servir!

Rende 10 fatias de 100g
 

pitadanatural

Site

Rabanada com especiarias e coalhada doce
Chef Thiago Piazza do Restaurante Marinna Gastronomia 

Foto: Divulgação

Para a Rabanada:

– 5 fatias de pão brioche de aproximadamente 3cm

– 2 ovos

– 1 xícara de creme de leite fresco

– Páprica doce à gosto

– Canela em pó à gosto

– Cravo em pó à gosto

– 3 colheres de sopa de açúcar mascavo

– 2 colheres de sopa de açúcar refinado (opcional)

– Frutas da época para decorar (romã, mirtilo, cereja…)

– 1 xícara de manteiga

Para a Coalhada

– 2 potes de iogurte natural

– 1 colher de sobremesa de açúcar refinado

– 1 limão

Preparo

Em uma peneira, deposite delicadamente o iogurte natural, sem bater a peneira e deixe dessorando na geladeira por cerca de 1h.

Após esse processo, misture o açúcar e faça raspas com o limão.

Em um prato faça uma mistura com os ovos, as especiarias e o açúcar mascavo. Passe as fatias de pão na mistura e retire o excesso.

Separe a manteiga em cinco partes. Em uma frigideira antiaderente, coloque uma das partes até derreter. Coloque uma fatia na frigideira e doure bem dos dois lados. Repita o processo com as outras fatias.

Opcionalmente, após esse processo, coloque açúcar refinado nas fatias e, com um maçarico, coloque a chama no açúcar, dourando-as.

Monte com as fatias ainda quentes em baixo, com a coalhada por cima e decore com frutas da época.
 

Rende 5 porções
 

marinnagastronomia

Endereço: Rua Guaimbé, 439 – Mooca – São Paulo – SP

Telefone: +55 11 98302-3227

Horário de funcionamento: Terça – Sexta 12h – 14h30 e 18h – 22h ​​Sábado 12h – 22h30

Pudim de Nozes

Receita por Pudding Pie 

Foto: Juliana Amorim

Ingredientes Calda:

½ xícara de chá de açúcar

¼ de xícara de chá de açúcar

Modo de preparo Calda:

Derreta todo açúcar. Depois de derreter, adicione a água aos poucos e vá mexendo.

Em seguida, deixe ferver por cerca de dois minutos e despeje sobre a forma de pudim.

Ingredientes Massa:

1 lata de leite condensado

200 ml de leite integral

2 ovos

2 gema

10 gramas de pasta de nozes

Modo de preparo Massa:

Separar as gemas e coar. Depois adicione as claras, o leite condensado e bata com um fouet. Quando estiver homogêneo, adicione o leite e bata novamente até formar uma massa homogênea. Despeje a massa na calda (quando já estiver fria para não misturar). Tampe a forma com papel alumínio.

Coloque a forma no banho maria no forno já pré aquecido por 20 minutos a 180 graus. Deixe por 2 horas e retire ou quando ele já estiver mais firme, como uma gelatina (faça o teste batendo uma colher na forma)

Reserve e espere esfriar e depois mantenha na geladeira por 5 horas.

Rendimento: um pudim de 650g

Sair da versão mobile