Com Raízes e Vô Zé, Davi Macário reinventa a cena gastronômica do litoral norte

Bar e restaurante Dicas Guaruja

Aos 27 anos, Davi Macário, natural de Ubatuba, tem uma trajetória inspiradora no mundo da gastronomia. Herdeiro de uma tradição familiar que começou de forma modesta, Davi comanda hoje dois dos restaurantes mais badalados da região: o Raízes e o recém-inaugurado Vô Zé. Sua história de empreendedorismo mistura persistência, paixão pela culinária e uma visão inovadora que vem transformando a cena gastronômica local.

Uma infância marcada pelo exemplo familiar

Davi cresceu em uma casa simples, observando seus pais se desdobrarem para manter um pequeno negócio. “Meu pai era guarda municipal e minha mãe, bancária. Morávamos de favor atrás da casa do meu tio. Um dia, surgiu a oportunidade de alugar o ponto onde hoje é o Raízes”, relembra. Com sacrifício, a família começou vendendo chope e porções, enquanto sua mãe ficava no caixa e preparava sobremesas.

A dedicação trouxe frutos, e após 10 anos, eles conseguiram comprar o ponto, que era uma casa antiga, sem manutenção há anos. Ao longo do tempo, o restaurante foi surgindo a partir da introdução de novas opções no cardápio e reformas periódicas. “Eu sempre observei essa evolução e me envolvi desde cedo”, conta Davi, que aos 14 anos já ajudava limpando mesas, tirando chop e cortando pizzas.

A descoberta da gastronomia e o surgimento de uma paixão

Mesmo com a experiência prática, foi durante uma fase de desafios pessoais que Davi se encontrou na gastronomia. “Em 2016, depois de começar a cursar Administração, me vi depressivo, desmotivado e entrei em um período difícil”. Foi quando decidiu se inscrever em um curso de Gastronomia no Senac Campos do Jordão (SP). “Foi um divisor de águas. Passei a dividir meu tempo entre a faculdade e as obras do Raízes, e fui me apaixonando cada vez mais pela operação da cozinha”, revela.

Davi se dedicou a aprimorar o restaurante, reformando o espaço e convidando chefs renomados para criar um cardápio que unisse inovação e qualidade. Era a realização de um sonho, que acabou interrompido de forma inesperada. “Havia repensado, cada detalhe, do menu à arquitetura, drinks, tudo. Mas apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, e o fechamento do restaurante recém-inaugurado, insistimos no delivery e nos reinventamos”, relembra Davi sobre o período conturbado de 2020.

Inovação e ousadia: o nascimento do Vô Zé

Após anos à frente do Raízes e ao lado do pai Erisson Macário, Davi decidiu dar um passo além e criar o Vô Zé, um restaurante que alia gastronomia criativa a um ambiente descolado e moderno. Com um investimento ousado, o novo empreendimento aposta em uma cozinha ultraequipada e a elaboração de pratos que saem do lugar comum. “Sempre senti que Ubatuba precisava de algo novo. Amo comer fora e viajo bastante em busca de novas experiências. Quis trazer algo diferente, que Ubatuba não tinha”, explica.

Com mais de 100 funcionários, entre o Raízes e o Vô Zé, Davi se destaca não apenas pelo talento culinário, mas pela visão de futuro. Sua meta é expandir o conceito para outras cidades, como Campos do Jordão e Ilhabela, por exemplo, sempre mantendo a proposta de uma gastronomia ousada e fora do comum.

Próximos passos e legado

A inauguração oficial do Vô Zé, em agosto de 2024, marcou um novo capítulo na trajetória de Davi, que agora se prepara para consolidar seu lugar como um dos principais nomes da gastronomia regional. “Tenho muitos sonhos, mas acredito em dar um passo de cada vez”, reflete. Com uma mistura de tradição e inovação, Davi Macário promete continuar surpreendendo os paladares e transformando a forma como Ubatuba se relaciona com a gastronomia.

Sobre o Vô Zé

O Vô Zé é um restaurante Fast Casual localizado em Ubatuba, SP. Inspirado na tradição gastronômica familiar, o Vô Zé combina um ambiente descontraído com um cardápio criativo e inovador. Com um projeto arquitetônico único, assinado por Herbert Holdefer e uma proposta de atendimento que valoriza a qualidade e a satisfação dos clientes, o Vô Zé é o novo destino para quem busca uma experiência gastronômica original. Aspectos locais, que valorizam a cultura caiçara e a biodiversidade estão no cardápio, nas criações de Caio Bonneau, bartender premiado, e no projeto da Dado ´Paisagismo, que utiliza espécies nativas da Mata Atlântica.

Sobre Davi Macário

Formado em Administração e Gastronomia (SENAC), Davi Macário foi um dos responsáveis pela idealização e construção do “novo” Raízes, um dos mais conceituados restaurantes de Ubatuba e do Litoral Norte. Com objetivo de revolucionar o empreendimento familiar, Davi elevou o negócio transformando o tradicional em sofisticado. Agora, está à frente do Vô Zé, ambicioso e inovador, o empreendimento tem como objetivo sair do lugar comum, ao oferecer aos visitantes, moradores e frequentadores do litoral o conceito casual food.

Deixe uma resposta