Receitas

Feijão Manteiga com Bochecha de Porco Alentejano

INGREDIENTES para 6 pessoas

 

1 kg de feijão manteiga

1 kg de bochechas de porco alentejano

2 cebolas picadas

4 dentes de alho

1 linguiça

4 cenouras

1 couve lombarda

louro

azeite a gosto

sal pimenta e malagueta a gosto

arroz para acompanhar

PREPARAÇÃO

Cozem se os feijões e as bochechas na panela de pressão separadamente. Num tacho coloca-se a cebola e o alho a refogar com o azeite até ficar transparente.

Adicionam se os legumes para cozinharem ( cenoura e couve ), depois as carnes previamente cozidas e desfiadas e, por fim, o feijão.

Deixa-se tudo ferver para todos os aromas se misturarem.

Rectificam-se todos os temperos de modo a ficar o mais gostoso possível.

Dicas do sommelier para harmonizar

Como trata-se de uma rica em sabor e ideal para o inverno, Fred Benjamin, embaixador 2018 dos Vinhos do Alentejo no Brasil, recomenda vinhos tintos encorpados e potentes para uma perfeita harmonização com o prato. Abaixo, as sugestões do especialista:

Sugestão 1

Bom Juiz Reserva Tinto – Carmim – Doc Alentejo da Sub-regiao de Reguengos – O vinho estagia em barricas durante 1 ano e meio é elaborado com as castas Alicante Bouchet, trincadeira e aragonez.

Sugestão 2

Mouchao – Herdade do Mouchao – Doc Alentejo da Sub- Regiao de Portalegre – Elaborado com Alicante Bouchet e Trincadeira estagia em lagares o vinho estagia 24 meses em tonéis de 5,000 litros de carvalho português, macacaúba e mogno.

Sugestão 3

Marques de Borba Reserva – Joao Portugal Ramos – Doc Alentejo da Sub regiao de Borba – Elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional Estágio: 18 meses em meias pipas novas de carvalho francês.

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.