Cidade

Prefeitura e governo federal oferecem capacitação para prêmio Culturas Populares 2019

Com o objetivo de potencializar a participação de artistas ligados à cultura popular e tradicional no município de Guarulhos, a Prefeitura de Guarulhos e o Ministério da Cidadania promovem oficina gratuita de capacitação para participar da 7ª edição do Edital Culturas Populares. O encontro, que acontece na próxima quinta-feira (1°), às 19h, na Biblioteca Monteiro Lobato, é aberto ao público em geral e não exige inscrição prévia.

Durante a oficina, técnicos da Secretaria de Cultura e do Ministério da Cidadania expõem aspectos essenciais do edital, apresentam informações sobre o prêmio e a documentação necessária, falam dos prazos para inscrição e tiram dúvidas gerais.

As inscrições para a 7ª edição do Edital Culturas Populares vão até o dia 16 de agosto. Iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, o prêmio 2019 homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Neste ano serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam a fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil, como cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.

De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, oprêmio Culturas Populares possibilita se pensar a cultura popular e tradicional do país a partir da riqueza das manifestações culturais locais. “Essa aproximação dos artistas da cidade de Guarulhos de grandes editais faz com que se amplie o desenvolvimento cultural do município e sua projeção em meio aos grandes editais do país.Por isso, é parte de nosso trabalho oferecer ferramentas para que mais pessoas possam ter acesso a tais fomentos”, disse o secretário. 

As inscrições podem ser feitas pela internet, em link disponível no endereço eletrônico http://culturaspopulares.cultura.gov.br/. Na edição de 2019, cada um dos vencedores vai receber R$ 20 mil.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.