Foodtech NotCo chega aos Estados Unidos

Dicas

Startup que reinventa alimentos usando inteligência artificial e apenas ingredientes vegetais entra no mercado norte-americano por meio de parceria com a rede Whole Foods Market

Depois de concluir uma rodada de investimento de US$ 85 milhões e de entrar no mercado de carnes vegetais no Brasil, a NotCo, foodtech mais completa e de mais rápido crescimento na América Latina, anuncia sua chegada ao mercado dos Estados Unidos. A startup fechou uma parceria com a rede Whole Foods Market, de alimentos naturais, à base de plantas e orgânicos, para vender o NotMilk, leite vegetal que replica as características de um leite de origem animal, como sabor, textura, aroma e valores nutricionais. O NotMilk é lançado nos Estados Unidos em 468 lojas da rede, nas versões Whole (integral) e 2% (semi).

Com uso de tecnologia proprietária, a NotCo reinventa alimentos que tradicionalmente são de origem animal usando apenas plantas. No Brasil, a NotCo está presente desde maio de 2019. Por aqui, assim como no Chile e na Argentina, a foodtech lançou produtos em três grandes segmentos – substitutos de laticínios, com o NotMilk e o NotIceCream; de ovos, com a NotMayo; e de carne, com o NotBurger, que chegou há poucas semanas nas principais redes de supermercado de São Paulo.

Enquanto no Brasil o mercado de alimentos à base de plantas é novo, nos Estados Unidos as vendas cresceram 29% nos últimos dois anos, atingindo US$ 5 bilhões. Em comparação, o mercado de alimentos em geral cresceu apenas 4%, de acordo com um estudo da SPINS.

A prioridade da NotCo para esse ano de 2020 era evoluir e melhorar nossos produtos atuais e chegar aos Estados Unidos. Estamos tremendamente felizes em saber que elas estão se concretizando juntas e nos trarão novas oportunidades. O mercado norte-americano é um grande desafio, mas sabemos que a nossa tecnologia e os nossos produtos são únicos“, diz Matias Muchnick, CEO e fundador da NotCo.

Mudar sem mudar
A tecnologia usada pela NotCo para acelerar a pesquisa e desenvolvimento de alimentos é o Giuseppe, um algoritmo que usa inteligência artificial para analisar a estrutura molecular de alimentos e de plantas e sugere formulações de receitas vegetais que substituem a comida de base animal. Com o Giuseppe, a NotCo muda a forma de produzir, sem que o consumidor tenha que abrir mão das características e funcionalidades da comida que ama.


A tecnologia usada pela NotCo para acelerar a pesquisa e desenvolvimento de alimentos é o Giuseppe, um algoritmo que usa inteligência artificial para analisar a estrutura molecular de alimentos e de plantas e sugere formulações de receitas vegetais que substituem a comida de base animal. Com o Giuseppe, a NotCo muda a forma de produzir, sem que o consumidor tenha que abrir mão das características e funcionalidades da comida que ama.

Lucho Lopez-May, CEO da NotCo nos Estados Unidos

Sabemos que 33% dos consumidores de leites vegetais nos Estados Unidos estão voltando a consumir laticínios de origem animal por não estarem satisfeitos com o sabor. Estamos aqui para mudar isso. Há muitas opções no mercado, mas elas deixam a desejar em algo – seja aparência, gosto, textura -, e o NotMilk tem isso tudo“, diz Lucho Lopez-May, CEO da NotCo nos Estados Unidos.

Lucho tem uma carreira extensa no mercado norte-americano, com passagem de mais de 15 anos no Grupo Danone, onde sua última posição foi de presidente – crescimento de canais estratégicos. Mais recentemente, ele também foi CEO e sócio da Garland Food.

No Whole Foods, sempre estamos procurando por produtos de alta qualidade para os nossos consumidores e há um desejo deles por um produto como o NotMilk, que entrega o sabor do leite de origem animal, mas é à base de plantas“, afirma Parker Brody, manager global de categoria no Whole Foods Market. “Estamos entusiasmados e honrados em sermos os primeiros a apresentar o NotMilk nos Estados Unidos e não vemos a hora de evoluir essa parceria”.

O time da NotCo nos EUA também passa a contar com o brasileiro Sergio Eleuterio como VP de Marketing, para liderar a construção de marca da foodtech no país. Sergio tem mais de 18 anos de experiência em marketing liderando posições em cargos de liderança em gestão e construção de marca em empresas como Kraft Heinz, Grupo Boticário, ABinBev e Unilever.

US$ 118 milhões em captações
Em setembro, a NotCo anunciou a conclusão da sua rodada de investimento Série C, em que captou US﹩ 85 milhões de investidores importantes da indústria, como o Future Positive (de Fred Blackford e Biz Stone, cofundador do Twitter) e o L-Catterton (maior investidor mundial em marcas de bens de consumo).

Em setembro, a NotCo anunciou a conclusão da sua rodada de investimento Série C, em que captou US$ 85 milhões de investidores importantes da indústria, comoo Future Positive (de Fred Blackford e Biz Stone, cofundador do Twitter) e o L-Catterton (maior investidor mundial em marcas de bens de consumo).

Com o novo aporte, a NotCo soma um total de US﹩ 118 milhões em captações e traz novos nomes globais para a sua lista de investidores, que também inclui Bezos Expedition (de Jeff Bezos), General Catalyst, IndieBio, Maya Capital, The Craftory, Humboldt Capital e Kaszek Ventures, a venture capital líder na América Latina.

Deixe uma resposta