Casa Santo Antônio celebra a região da Úmbria na 13° Settimana della Cucina Regionale Italiana

Bar e restaurante Dicas

O restaurante Casa Santo Antônio participa da 13 edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento que reúne a gastronomia das 20 regiões da Itália, cada uma representada em parceria com renomados chefs internacionais e restaurantes paulistanos. Este ano, o Casa Santo Antônio traz à mesa a rica culinária da Úmbria, uma região conhecida por seus pratos rústicos e tradicionais, que valorizam ingredientes frescos e locais.
 

Entre os dias 21 e 27 de outubro, os clientes poderão desfrutar de um menu especial, criado para capturar a essência da culinária da região da Úmbria. O cardápio, dividido em três ou quatro etapas, oferece opções variadas para cada parte da refeição, desde entradas até a sobremesa, proporcionando uma experiência gastronômica completa e autêntica.

O menu contará com a participação especial do chef convidado Giacomo Ramacci, um talento emergente da gastronomia italiana. Ramacci lidera uma das equipes de cozinha mais jovens da Umbria, e traz consigo uma paixão intensa pela técnica e uma compreensão profunda dos ingredientes e tradições culinárias da região. Sua abordagem única permite que ele experimente novos métodos, sem perder a essência de sua cozinha, que é acolhedora e carrega os “sabores de casa”, evocando calor e emoções em cada prato.
 

Para começar, as entradas incluem a tradicional Fojata, uma torta recheada com verduras e creme de queijo pecorino, ou a Brustengo con salumi, uma focaccia crocante servida com presunto cru e copa. Já no primeiro prato, os clientes podem escolher entre o Strangozzi con funghi e lenticchie, uma massa fresca com cogumelos e creme de lentilhas, ou a deliciosa Pasta alla norcina, preparada com molho cremoso de trufas negras e linguiça.
 

Como prato principal, o menu oferece como opção o Agnello in friccò alla eugubina, um cordeiro cozido com alecrim e sálvia, típico da cidade de Gubbio, ou a Porchetta con cavoli e patate, barriga de porco com crosta crocante, acompanhada de purê de couve e batatas.

Para encerrar a refeição em grande estilo, as opções de sobremesa incluem a Ricotta con polvere di caffè, uma mousse de ricota com café e conhaque, ou a tradicional Crescionda spoletina, uma torta de Spoleto com chocolate, biscoitos amaretti, creme de limão e frutas frescas.
 

O menu pode ser e em duas modalidades: o de 3 etapas, por R$146, que inclui uma entrada, um primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o menu completo de 4 etapas, por R$194. Bebidas e serviço não estão inclusos.

O evento é uma oportunidade única de conhecer a diversidade e riqueza da culinária italiana, através de pratos que remetem à ancestralidade e à tradição da Umbria, todos preparados com ingredientes selecionados e além disso conhecer os vinhos da região selecionados pelo sommelier e sócio, Bruno Taddeucci.
 

Sobre o Casa Santo Antônio

Uma casa charmosa da década de 60 restaurada com os devidos cuidados para manter o clima informal traz para a zona sul uma tendência que cresce mundo afora: boa gastronomia com preços acessíveis. Uma cozinha variada com grande influência italiana, os vinhos cuidadosamente escolhidos e o clima aconchegante propositadamente informal fecham o conceito com sabor de “sinta-se em casa”. O objetivo vem sendo cumprido e o sonho dos sócios e amigos vem se tornando realidade. O Casa Santo Antônio foi premiado pelo no Guia Michelin na categoria Bib Gourmand por 6 anos consecutivos e hoje faz parte do seleto grupo de restaurantes reconhecidos pelo guia. Além do menu, a casa pode ser usada para eventos corporativos e mini weddings.

Serviço:
Local: Avenida João Carlos da Silva Borges, 764 – Granja Julieta, São Paulo, SP
Telefone: (11) 4328-6205 ou (11) 97532-4548
 

Sobre a Settimana della Cucina Regionale Italiana
 

A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.

Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de todo o sistema das instituições italianas presentes na cidade (Istituto Italiano di Cultura, Agência do Comércio Exterior, Agência Nacional do Turismo, Câmara Italiana de Comércio de São Paulo – ITALCAM e, neste ano, também com contribuições de algumas importantes empresas italianas). Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.

Deixe uma resposta