13 de setembro – Dia do Amendoim: selo de qualidade ajuda o consumidor a optar por produtos seguros

Dicas

Certificado Pró-Amendoim Abicab é estampado nas embalagens das empresas que participam do programa de qualidade

São Paulo | setembro de 2020 – Popular na dieta dos norte-americanos, o amendoim possui data oficial nos Estados Unidos: em 13 de setembro é celebrado o National Peanut Day. No Brasil, onde o amendoim é considerado o nut preferido de 45% dos brasileiros, conforme aponta pesquisa Conecta/Abicab (2016), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) promove um programa de qualidade chamado Pró-Amendoim que garante a oferta, pelas empresas participantes, de produtos totalmente seguros ao consumo.

“As fabricantes que participam do programa recebem o selo Qualidade Certificada Pró Amendoim – Abicab. O selo é estampado nas embalagens dos produtos e ajuda a orientar o consumidor na hora da compra”, explica o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca. O programa garante que as empresas que possuem o selo atendem a todos os requisitos da legislação brasileira em relação aos níveis de aflatoxina*.

As participantes do Pró-Amendoim submetem suas fábricas a rigorosas auditorias periódicas, que analisam procedimentos exigidos pela legislação sanitária, como Boas Práticas de Fabricação. A cada trimestre, o Programa também promove a coleta de amostras de produtos de amendoim em diferentes pontos de venda do País para análise laboratorial e verificação da conformidade.

O Pró-Amendoim existe há 19 anos e, atualmente, 11 fabricantes participam da iniciativa: AmenBra, Da Colônia, Coplana, Dori, Enova Foods, General Mills, Guimarães, Malta & Rezende, Maritucs, Santa Helena e Jazam.

O Brasil é o 17º maior produtor de amendoim in natura do mundo e, de acordo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra 2019/2020 do grão deve atingir a marca recorde de 557 mil toneladas.

Saudabilidade do amendoim

O alimento, reconhecido por seu alto valor nutricional, possui propriedades funcionais que contribuem com a saúde. O amendoim é rico em vitamina E, vitaminas do Complexo B, Ômega 3 e 6, além de ácidos monoinsaturados, conhecidos como gorduras do bem, que contribuem para prevenção de doenças cardiovasculares, e fibras que garantem saciedade por um período superior a duas horas – o que torna o consumo de amendoim nos lanches intermediários um aliado para a adesão a planos de reeducação alimentar. A porção diária de consumo indicada é de 30 g/dia.

*Fungo que pode contaminar o alimento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.