Para os amantes de abóbora: aprenda essa receita de Rigatoni ao forno com molho cremoso e abóbora assada

Receitas

Os macarrões ao forno são, em geral, fáceis de fazer e resultam em pratos encorpados que parecem abraçar o paladar. Esta receita vegetariana de rigatoni ao forno com molho cremoso e abóbora assada da Barilla, líder global em massas, é uma delas.

O prato tem como destaque o sabor adocicado da abóbora, realçado com ervas como alecrim e tomilho, além de temperos como pimenta-do-reino e noz moscada, que também provocam uma mistura tentadora de aromas.

O Rigatoni da Barilla, feito com trigo grano duro – que garante propriedades mais nutritivas ao macarrão, assim como uma textura mais solta -, ainda é embebido em molho branco e três tipos de queijos diferentes são responsáveis pelo toque levemente gratinado. Nem os carnívoros vão resistir!

Rendimento: 6 porções | Tempo de preparo: 60 minutos |Habilidade: Casual

Ingredientes

500 g de Rigatoni Barilla

1 litro de leite integral

80 g de farinha de trigo

80 g de manteiga sem sal

Meia abóbora Cabotiã

5 gemas

50 gr de parmesão

50 gr de queijo Emental

1 ramo de tomilho e alecrim

100g de muçarela de búfala

100g de parmesão

Sal, pimenta do reino preta e noz moscada a gosto

Modo de Preparo

• Cortar a abóbora em lascas finas, com a casca e sem as sementes. Untar com azeite, temperar com sal, pimenta do reino e as ervas picadas. Levar ao forno pré aquecido a 180C, até que dourem. Reservar.

• Derreter a manteiga, juntar a farinha e cozinhar, mexendo sempre, até sentir um perfume amendoado. Acrescentar o leite aos poucos e mexer vigorosamente até incorporar completamente. Cozinhar por mais alguns minutos, até o molho engrossar e não ter mais gosto de farinha. Desligar o fogo.

• Em uma pequena tigela, bata as gemas com 50g de parmesão e 50g de Emental ralados. Incorporar ao molho branco mexendo vigorosamente. Temperar com sal, noz moscada e pimenta do reino preta a gosto.

• Cozinhar a massa até a metade do tempo indicado na embalagem, escorrer e incorporar ao molho.

• Misturar a muçarela cortada em cubos e a abóbora assada.

• Coloque em uma assadeira, cubra com parmesão e leve ao forno a 180ºC pelo tempo restante do cozimento da massa ou até que a massa esteja cozida e gratinada. Servir imediatamente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.